Transformação Digital na Gestão Administrativa: estudo na Universidade Federal de Pelotas
Resumen
Os processos de digitalização de serviços se intensificaram nos últimos anos, com a
crescente demanda por desenvolvimento de novos meios de comunicação entre a
população com entes públicos e a disseminação de informações e prestação de
serviços por meios virtuais. O presente estudo baseia-se na análise do processo de
Transformação Digital na Gestão Administrativa da Universidade Federal de Pelotas,
ente da administração pública e importante instituição de ensino do país. Para tanto,
o objetivo geral desse estudo foi analisar como ocorre o processo de transformação
digital em uma universidade pública, quais as barreiras, dificuldades, benefícios e
oportunidades. Os objetivos específicos foram analisar os processos e conceituar a
transformação digital no contexto da gestão administrativa, identificar a existência de
um planejamento de transformação digital no âmbito administrativo da UFPel e as
tecnologias implementadas, identificar as barreiras dificuldades e oportunidades
apresentadas e propor melhorias no processo de transformação digital evidenciados
no contexto da gestão administrativa da UFPel. Foram utilizados levantamento
documental, entrevistas semiestruturadas e observações captadas que auxiliaram à
verificação das informações. Foi escolhido um gestor da tecnologia que atua na
instituição como primeiro entrevistado e, na sequência, foi utilizada estratégia de
indicação, por bola de neve, totalizando sete entrevistados. Com base nas
informações levantadas, os dados foram triangulados. Os resultados explicitaram que
há carência da internalização do processo de transformação digital na instituição e
barreiras humanas e culturais, como a falta de materiais e ações disponíveis que
apoiem auxiliem à comunidade administrativa e acadêmica a entender e colaborar
nesse universo. Para auxiliar no processo de internalização, é sugerida a abertura de
novos concursos para admissão servidores, afim de compor equipes que colaborem
na elaboração de uma estratégia própria da instituição. Para superar a resistência e a
mudança cultural, é proposta a realização de eventos de treinamento, capacitações,
rodas de conversa e seminários para qualificação da equipe técnica e incentivo à
participação da comunidade através do conhecimento. Propõe-se, também, a
valorização do sistema gerenciador de atividades acadêmicas e administrativas,
Cobalto, com desenvolvimento próprio. A finalidade das melhorias propostas é auxiliar
a instituição, fomentando o cenário propício e informando quanto ao potencial que a
transformação digital possui na construção de capacidades dinâmicas que favoreçam
a renovação estratégica das instituições públicas.