• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid): contribuições para a formação docente no curso de letras português da UVA

Thumbnail
View/Open
Maria_Parente_Tese.pdf (941.3Kb)
Date
2023-08-18
Author
Parente, Maria Lúcia Pontes
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa pertencente à área da Educação, tem por objetivo investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente dos estudantes do curso de Letras Português da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no período de 2018 a 2020. Analisa entrevistas realizadas com integrantes do PIBID de diversas funções que atuaram no referido período, utilizando uma abordagem de análise e metodologia alicerçada nas técnicas de pesquisa qualitativa, sob a perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (1977). O embasamento teórico referencia-se em diversos autores que tratam não só do PIBID, mas da Educação em geral, tais como: Aguiar e Tourinho (2011), Gatti (2010), Flores (2010), Freire (1996), Nóvoa (1992), Pimenta (2012), Guimarães (2004), Marins e Domingo (2021), Minayo (2002), Tardif (2013), Saviani (2009). Resgata a história do PIBID — trazendo seus objetivos e contribuições —, tanto de modo geral, quanto especificamente sobre o Programa na UVA. Aborda a formação de professores sob o olhar das políticas públicas, trazendo à tona uma discussão sobre o possível destino do PIBID enquanto política pública administrada, em primeira análise, por governos conservadores e neoliberais, e, agora, por um governo democrático. Apresenta e investiga o corpus do estudo, sendo este constituído por uma coleta de relatos dos bolsistas, bem como por entrevistas, cujos participantes foram bolsistas, professores supervisores/regentes, coordenadora de área e docentes do colegiado do curso de Letras Português da UVA. A partir da análise dos relatos e das entrevistas coletadas, chegou-se à conclusão de que a atuação do PIBID do curso de Letras Português da UVA — assim como os conhecimentos teóricos vivenciados no curso superior e compartilhados nos espaços escolares — fortaleceu o desenvolvimento da formação inicial docente dos bolsistas, o que acaba por beneficiar não só os licenciandos enquanto profissionais, como também toda a rede de ensino da qual este atua, já que aumenta a qualidade do corpo docente e, consequentemente, da Educação Básica do município em questão.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14491
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV