Educação Matemática no contexto da pandemia da COVID-19: reflexões de professores de uma escola do Ensino Estadual em Pelotas
Resumo
Esta pesquisa faz uma análise de questionários aplicados a cinco professores de Matemática de uma escola da Rede Estadual de Ensino, da cidade de Pelotas, do Ensino Médio. Esses professores atuaram na Educação Matemática no contexto da pandemia da COVID-19. O objetivo do trabalho é analisar, nos relatos dos professores, os principais desafios que ocorreram no ensino de matemática nesse período. Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar as principais mudanças e adaptações que precisaram ser feitas por eles, os principais desafios e obstáculos que enfrentaram neste período, as modificações nos materiais de ensino, como foi o processo de avaliação e quais os principais reflexos que esse período deixou. É uma pesquisa qualitativa, a qual terá um caráter descritivo, é um Estudo de Caso em que questionários são analisados, a análise de dados é feita baseada na Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos mostram que o período da pandemia foi um momento de adaptação, teve obstáculos, mas também crescimento, principalmente em relação aos professores, que tiveram que aprender e se reinventar. Os relatos mostram muita dificuldade da parte dos alunos, o que reflete hoje, em como está o ensino de matemática nas escolas. O texto da pesquisa é composto por uma introdução, um memorial, uma breve contextualização do período analisado, um pequeno contexto legislativo, o estado do conhecimento, baseado em obras produzidas nesse período, a metodologia utilizada, a análise dos dados e as considerações finais da pesquisa.