Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGai, Samara Melo
dc.date.accessioned2024-11-28T22:07:03Z
dc.date.available2024-11-28T22:07:03Z
dc.date.issued2023-12-22
dc.identifier.citationGAI, Samara Melo. Educação Matemática no contexto da pandemia da COVID-19: reflexões de professores de uma escola do Ensino Estadual em Pelotas. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14620
dc.description.abstractThis research makes an analysis of questionnaires applied to five mathematics teachers of a school of the State School System, in the city of Pelotas, high school. These teachers worked in Mathematics Education in the context of the COVID-19 pandemic. The objective of this work is to analyze, in the teachers' reports, the main challenges that occurred in the teaching of mathematics in this period. The specific objectives of the research are: to identify the main changes and adaptations that needed to be made by them, the main challenges and obstacles they faced in this period, the modifications in teaching materials, how was the evaluation process and what were the main reflections that this period left. It is a qualitative research, which will have a descriptive character, it is a Case Study in which questionnaires are analyzed, data analysis is based on Discursive Textual Analysis. The results obtained show that the pandemic period was a time of adaptation, it had obstacles, but also growth, especially in relation to teachers, who had to learn and reinvent themselves. The reports show a lot of difficulty on the part of the students, which reflects today, how is the teaching of mathematics in schools. The research text consists of an introduction, a memorial, a brief contextualization of the analyzed period, a small legislative context, the state of knowledge, based on works produced in this period, the methodology used, the analysis of the data and the final considerations of the research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.titleEducação Matemática no contexto da pandemia da COVID-19: reflexões de professores de uma escola do Ensino Estadual em Pelotaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5187231940983563pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2144446854611974pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa faz uma análise de questionários aplicados a cinco professores de Matemática de uma escola da Rede Estadual de Ensino, da cidade de Pelotas, do Ensino Médio. Esses professores atuaram na Educação Matemática no contexto da pandemia da COVID-19. O objetivo do trabalho é analisar, nos relatos dos professores, os principais desafios que ocorreram no ensino de matemática nesse período. Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar as principais mudanças e adaptações que precisaram ser feitas por eles, os principais desafios e obstáculos que enfrentaram neste período, as modificações nos materiais de ensino, como foi o processo de avaliação e quais os principais reflexos que esse período deixou. É uma pesquisa qualitativa, a qual terá um caráter descritivo, é um Estudo de Caso em que questionários são analisados, a análise de dados é feita baseada na Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos mostram que o período da pandemia foi um momento de adaptação, teve obstáculos, mas também crescimento, principalmente em relação aos professores, que tiveram que aprender e se reinventar. Os relatos mostram muita dificuldade da parte dos alunos, o que reflete hoje, em como está o ensino de matemática nas escolas. O texto da pesquisa é composto por uma introdução, um memorial, uma breve contextualização do período analisado, um pequeno contexto legislativo, o estado do conhecimento, baseado em obras produzidas nesse período, a metodologia utilizada, a análise dos dados e as considerações finais da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Hoffmann, Daniela Stevanin
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpq2MATEMATICA APLICADApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem