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O uso de tecnologias digitais por professores de línguas em formação: reflexões sobre práticas de estudo mediadas por TDICs

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Dissertação_Bruno da Silva Oliveira.pdf (4.389Mb)
Fecha
2024-09-05
Autor
Oliveira, Bruno da Silva
Metadatos
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Resumen
A pandemia de Covid-19 gerou uma série de mudanças e desafios nas relações sociais, fazendo com que diferentes âmbitos de nossa sociedade precisassem se adequar à nova realidade. Repentinamente, as tecnologias digitais tornaram-se recursos imprescindíveis para a manutenção de setores primordiais, principalmente no que concerne ao campo educacional (Gomes Junior; Silva; Paiva, 2022). Embora o uso de plataformas e ferramentas digitais tenha se tornado familiar para alguns docentes somente no período pandêmico, para grande parte dos estudantes o contato com recursos tecnológicos já era rotineiro, por fazerem parte de uma cultura integrada por inúmeros aparatos digitais. Pesquisas apontam que o uso crítico da tecnologia nos estudos é passível de incentivar a aprendizagem autônoma, tornando o ensino e aprendizagem de línguas mais eficaz e pautado na criticidade (Rojo, 2012; Monte Mór, 2008; Ferraz; Nogarol, 2016). Neste sentido, esta pesquisa buscou investigar os usos das TDICs feitos pelos estudantes das licenciaturas em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Surgiu como norteadora para o desenvolvimento deste estudo a seguinte pergunta: os professores de línguas em formação utilizam tecnologias digitais enquanto ferramentas de estudo? Partindo e indo além desse questionamento, esta pesquisa buscou analisar outros aspectos: I) quais dispositivos, plataformas e ferramentas digitais os estudantes das licenciaturas em Letras utilizam em suas práticas de estudos; II) em quais ambientes esses discentes estudam; III) por quais motivos utilizam esses recursos e IV) se já lecionam, se usam essas tecnologias em suas salas de aula. Para a coleta dessas informações, foi utilizado um questionário on-line, elaborado na plataforma Red Cap, que contou com questionamentos relacionados aos objetivos supramencionados. Os participantes foram alunos dos 1º, 3º, 5º, 7º e 8º semestres que foram convidados a responder o questionário em dos laboratórios da universidade-sede. Os resultados apontam para o uso frequente de plataformas e ferramentas variadas nas práticas de aprendizagem dos professores em formação; demonstram a alta aderência de dispositivos móveis para tal momento e explicitam a sensação de autonomia e flexibilidade de tempo propiciada pelas tecnologias. Ademais, esses achados evidenciam uma tendência ubíqua para as práticas de aprendizagem (Coll; Monereo, 2010), corroborando a emergência de ambientes pessoais de aprendizagem (Downes, 2005).
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14641
Colecciones
  • PPGL: Dissertações e Teses [299]

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