Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Liz Fernanda Carrard
dc.date.accessioned2025-01-23T22:46:32Z
dc.date.available2025-01-23
dc.date.available2025-01-23T22:46:32Z
dc.date.issued2024-07-08
dc.identifier.citationLIMA, Liz Fernanda Carrard. O PAVE como uma política institucional de democratização do acesso ao ensino superior na Universidade Federal De Pelotas. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14836
dc.description.abstractThe research project aims to understand the repercussions of the serial selection process at the Federal University of Pelotas (UFPel), called the School Life Assessment Program (PAVE), on the admission of students in different situations of social vulnerability; as well as outlining strategies so that institutional policies advance towards an equitable representation of student access to higher education. To this end, it is intended to analyze the main changes in the profile of candidates for undergraduate courses at UFPel, which were approved by PAVE in the last two five years (2010, 2017 and 2022 editions). The analysis will focus on the profile of candidates in undergraduate courses, which obtained the highest competition rate in PAVE 2022, to verify access among different population groups, based on race, income, disability and type of school. high school. The methodology uses the hypotheticaldeductive approach, a documentary analysis to obtain the data studied through quantitative and qualitative interpretation. Finally, it was concluded that PAVE, in its development, has achieved the objective of including students from public schools in higher education, but needs to continue to be thought about and updated.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDireito social à educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPAVEpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.titleO PAVE como uma política institucional de democratização do acesso ao ensino superior na Universidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.title.alternativePAVE as an institutional policy for democratizing access to higher education at the Federal University of Pelotaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0307377020295021pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttp://orcid.org/0000-0001-5955-4292pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8341523169751885pt_BR
dc.description.resumoO projeto de pesquisa visa compreender as repercussões do processo seletivo seriado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), denominado Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), no ingresso de estudantes em diferentes situações de vulnerabilidades sociais; bem como delinear estratégias para que as políticas institucionais avancem no sentido de uma representatividade equânime de acesso de estudantes ao ensino superior. Para tanto, pretende-se analisar as principais mudanças no perfil dos candidatos dos cursos de graduação presenciais da UFPel, que foram aprovados pelo PAVE nos últimos dois quinquênios (edições 2012, 2017 e 2022). A análise será voltada para o perfil dos candidatos nos cursos de graduação, que obtiveram índice mais elevado de concorrência no PAVE 2022, para verificar o acesso entre os diferentes grupos populacionais, a partir dos recortes de raça, renda, deficiência e tipo de escola de ensino médio. Como metodologia tem-se a abordagem hipotético-dedutiva, uma análise documental para auferir os dados estudados por meio da interpretação quantitativa e qualitativa. Por fim, concluiu-se que o PAVE, em seu desenvolvimento, tem atingido o objetivo de inclusão de alunos de escolas públicas no ensino superior, mas precisa seguir sendo pensado e atualizado.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Massaú, Guilherme Camargo
dc.subject.cnpq1ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.cnpq2DIREITO PUBLICOpt_BR
dc.subject.cnpq3DIREITO ADMINISTRATIVOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples