Mostrar el registro sencillo del ítem
O PAVE como uma política institucional de democratização do acesso ao ensino superior na Universidade Federal de Pelotas
dc.creator | Lima, Liz Fernanda Carrard | |
dc.date.accessioned | 2025-01-23T22:46:32Z | |
dc.date.available | 2025-01-23 | |
dc.date.available | 2025-01-23T22:46:32Z | |
dc.date.issued | 2024-07-08 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Liz Fernanda Carrard. O PAVE como uma política institucional de democratização do acesso ao ensino superior na Universidade Federal De Pelotas. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14836 | |
dc.description.abstract | The research project aims to understand the repercussions of the serial selection process at the Federal University of Pelotas (UFPel), called the School Life Assessment Program (PAVE), on the admission of students in different situations of social vulnerability; as well as outlining strategies so that institutional policies advance towards an equitable representation of student access to higher education. To this end, it is intended to analyze the main changes in the profile of candidates for undergraduate courses at UFPel, which were approved by PAVE in the last two five years (2010, 2017 and 2022 editions). The analysis will focus on the profile of candidates in undergraduate courses, which obtained the highest competition rate in PAVE 2022, to verify access among different population groups, based on race, income, disability and type of school. high school. The methodology uses the hypotheticaldeductive approach, a documentary analysis to obtain the data studied through quantitative and qualitative interpretation. Finally, it was concluded that PAVE, in its development, has achieved the objective of including students from public schools in higher education, but needs to continue to be thought about and updated. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Direito social à educação | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | PAVE | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Cotas | pt_BR |
dc.title | O PAVE como uma política institucional de democratização do acesso ao ensino superior na Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.title.alternative | PAVE as an institutional policy for democratizing access to higher education at the Federal University of Pelotas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0307377020295021 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | http://orcid.org/0000-0001-5955-4292 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8341523169751885 | pt_BR |
dc.description.resumo | O projeto de pesquisa visa compreender as repercussões do processo seletivo seriado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), denominado Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), no ingresso de estudantes em diferentes situações de vulnerabilidades sociais; bem como delinear estratégias para que as políticas institucionais avancem no sentido de uma representatividade equânime de acesso de estudantes ao ensino superior. Para tanto, pretende-se analisar as principais mudanças no perfil dos candidatos dos cursos de graduação presenciais da UFPel, que foram aprovados pelo PAVE nos últimos dois quinquênios (edições 2012, 2017 e 2022). A análise será voltada para o perfil dos candidatos nos cursos de graduação, que obtiveram índice mais elevado de concorrência no PAVE 2022, para verificar o acesso entre os diferentes grupos populacionais, a partir dos recortes de raça, renda, deficiência e tipo de escola de ensino médio. Como metodologia tem-se a abordagem hipotético-dedutiva, uma análise documental para auferir os dados estudados por meio da interpretação quantitativa e qualitativa. Por fim, concluiu-se que o PAVE, em seu desenvolvimento, tem atingido o objetivo de inclusão de alunos de escolas públicas no ensino superior, mas precisa seguir sendo pensado e atualizado. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Massaú, Guilherme Camargo | |
dc.subject.cnpq1 | ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | DIREITO PUBLICO | pt_BR |
dc.subject.cnpq3 | DIREITO ADMINISTRATIVO | pt_BR |