Mostrar registro simples

dc.creatorArdais, Ari Blaz Falcão
dc.date.accessioned2025-04-03T14:07:46Z
dc.date.available2025-04-03T14:07:46Z
dc.date.issued2024-11-29
dc.identifier.citationARDAIS, Ari Blaz Falcão. Aprendizagem colaborativa e produção de vídeos estudantis no ensino de função quadrática na educação básica. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15529
dc.description.abstractThis dissertation investigated the question: "How can the collaborative production of videos by students contribute to the understanding and learning of quadratic functions in Basic Education?" The research was conducted at Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, involving 10 students organized into groups. The main objective was to examine how the collaborative production of videos on quadratic functions by 9th-grade students can support the construction of mathematical knowledge. The theoretical framework used in this research was collaborative learning, associated with the teaching of quadratic functions and the production of digital videos by students. A qualitative research approach was adopted, using a pedagogical intervention methodology. The methodological process was based on the following research instruments: interviews with participants, sessions on video production aspects (scriptwriting, filming, editing, and final product), analysis of students' productions, journal entries, content research, problem-solving exercises, and a final interview. Data analysis was conducted using Bardin’s (2011) content analysis method, organized into three categories: Use of Videos and Technology, Video Production, and Student Performance. The results indicated that collaborative video production facilitated students' representation and interpretation of mathematical concepts. Furthermore, it demonstrated that collaboration fostered skills such as communication, organization, and joint problem-solving. The videos produced reflected both learning gains and specific challenges, such as graph interpretation and the application of quadratic function solutions. It is concluded that video production is an effective pedagogical tool for connecting mathematical concepts to real-life contexts, promoting meaningful and reflective learning. This research contributes to the field of Mathematics Education by proposing an innovative methodology that integrates technology, creativity, and collaboration, with the potential to inspire new practices and investigations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectProdução de vídeopt_BR
dc.subjectFunção quadráticapt_BR
dc.subjectCollaborative learningpt_BR
dc.subjectVideo productionpt_BR
dc.subjectQuadratic functionpt_BR
dc.titleAprendizagem colaborativa e produção de vídeos estudantis no ensino de função quadrática na educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-0454-5302pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0481142216284476pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0257799779736390pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação investigou o problema “Como a produção colaborativa de vídeos pelos estudantes pode contribuir para a compreensão e o aprendizado da função quadrática na Educação Básica?”. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, envolvendo 10 estudantes organizados em grupos. O objetivo principal foi investigar como a produção colaborativa de vídeos, sobre o conteúdo de função quadrática, pelos alunos do 9º ano pode auxiliar na construção do conhecimento matemático. O referencial teórico utilizado na pesquisa foi a aprendizagem colaborativa, associado ao ensino da função quadrática e a produção de vídeos digitais por estudante Adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, com metodologia de intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi pautado nos seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas com os sujeitos de pesquisa, encontros sobre os aspectos da produção de vídeos (roteiro, filmagem, edição e produto final), análise das produções autorais, registros dos diários de bordo, pesquisa sobre o conteúdo, resolução de exercícios e entrevista final. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), organizada em três categorias: Uso de Vídeos e Tecnologia, Produção de Vídeos e Performance do Estudante. Os resultados apontaram que a produção colaborativa de vídeos favoreceu a representação e a interpretação de conceitos matemáticos pelos estudantes. Além disso, demonstrou que a colaboração promoveu habilidades como comunicação, organização e resolução de problemas em conjunto. Os vídeos produzidos refletem tanto no aprendizado quanto dificuldades específicas, como na interpretação de gráficos e aplicação de soluções da função quadrática. Conclui-se que a produção de vídeos é uma ferramenta pedagógica eficaz para conectar conceitos matemáticos ao cotidiano, promovendo uma aprendizagem significativa e reflexiva. Esta pesquisa contribui para o campo da Educação Matemática ao propor uma metodologia inovadora que integra tecnologia, criatividade e colaboração, com potencial para inspirar novas práticas e investigações.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, André Luís Andrejew
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples