dc.creator | Ardais, Ari Blaz Falcão | |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T14:07:46Z | |
dc.date.available | 2025-04-03T14:07:46Z | |
dc.date.issued | 2024-11-29 | |
dc.identifier.citation | ARDAIS, Ari Blaz Falcão. Aprendizagem colaborativa e produção de vídeos estudantis no ensino de função quadrática na educação básica. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15529 | |
dc.description.abstract | This dissertation investigated the question: "How can the collaborative production of
videos by students contribute to the understanding and learning of quadratic functions
in Basic Education?" The research was conducted at Escola Municipal de Ensino
Fundamental Sagrado Coração de Jesus, involving 10 students organized into groups.
The main objective was to examine how the collaborative production of videos on
quadratic functions by 9th-grade students can support the construction of mathematical
knowledge. The theoretical framework used in this research was collaborative learning,
associated with the teaching of quadratic functions and the production of digital videos
by students. A qualitative research approach was adopted, using a pedagogical
intervention methodology. The methodological process was based on the following
research instruments: interviews with participants, sessions on video production aspects
(scriptwriting, filming, editing, and final product), analysis of students' productions,
journal entries, content research, problem-solving exercises, and a final interview. Data
analysis was conducted using Bardin’s (2011) content analysis method, organized into
three categories: Use of Videos and Technology, Video Production, and Student
Performance. The results indicated that collaborative video production facilitated
students' representation and interpretation of mathematical concepts. Furthermore, it
demonstrated that collaboration fostered skills such as communication, organization,
and joint problem-solving. The videos produced reflected both learning gains and
specific challenges, such as graph interpretation and the application of quadratic
function solutions. It is concluded that video production is an effective pedagogical tool
for connecting mathematical concepts to real-life contexts, promoting meaningful and
reflective learning. This research contributes to the field of Mathematics Education by
proposing an innovative methodology that integrates technology, creativity, and
collaboration, with the potential to inspire new practices and investigations. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Produção de vídeo | pt_BR |
dc.subject | Função quadrática | pt_BR |
dc.subject | Collaborative learning | pt_BR |
dc.subject | Video production | pt_BR |
dc.subject | Quadratic function | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem colaborativa e produção de vídeos estudantis no ensino de função quadrática na educação básica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0002-0454-5302 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0481142216284476 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0257799779736390 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação investigou o problema “Como a produção colaborativa de vídeos
pelos estudantes pode contribuir para a compreensão e o aprendizado da função
quadrática na Educação Básica?”. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, envolvendo 10 estudantes
organizados em grupos. O objetivo principal foi investigar como a produção colaborativa
de vídeos, sobre o conteúdo de função quadrática, pelos alunos do 9º ano pode auxiliar
na construção do conhecimento matemático. O referencial teórico utilizado na pesquisa foi a
aprendizagem colaborativa, associado ao ensino da função quadrática e a produção de vídeos
digitais por estudante Adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, com metodologia
de intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi pautado nos seguintes instrumentos
de pesquisa: entrevistas com os sujeitos de pesquisa, encontros sobre os aspectos da produção de
vídeos (roteiro, filmagem, edição e produto final), análise das produções autorais, registros dos
diários de bordo, pesquisa sobre o conteúdo, resolução de exercícios e entrevista final. A análise
dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), organizada
em três categorias: Uso de Vídeos e Tecnologia, Produção de Vídeos e Performance
do Estudante. Os resultados apontaram que a produção colaborativa de vídeos
favoreceu a representação e a interpretação de conceitos matemáticos pelos
estudantes. Além disso, demonstrou que a colaboração promoveu habilidades como
comunicação, organização e resolução de problemas em conjunto. Os vídeos
produzidos refletem tanto no aprendizado quanto dificuldades específicas, como na
interpretação de gráficos e aplicação de soluções da função quadrática. Conclui-se que
a produção de vídeos é uma ferramenta pedagógica eficaz para conectar conceitos
matemáticos ao cotidiano, promovendo uma aprendizagem significativa e reflexiva.
Esta pesquisa contribui para o campo da Educação Matemática ao propor uma
metodologia inovadora que integra tecnologia, criatividade e colaboração, com
potencial para inspirar novas práticas e investigações. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, André Luís Andrejew | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |