Aprendizagem colaborativa e produção de vídeos estudantis no ensino de função quadrática na educação básica
Resumo
A presente dissertação investigou o problema “Como a produção colaborativa de vídeos
pelos estudantes pode contribuir para a compreensão e o aprendizado da função
quadrática na Educação Básica?”. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, envolvendo 10 estudantes
organizados em grupos. O objetivo principal foi investigar como a produção colaborativa
de vídeos, sobre o conteúdo de função quadrática, pelos alunos do 9º ano pode auxiliar
na construção do conhecimento matemático. O referencial teórico utilizado na pesquisa foi a
aprendizagem colaborativa, associado ao ensino da função quadrática e a produção de vídeos
digitais por estudante Adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, com metodologia
de intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi pautado nos seguintes instrumentos
de pesquisa: entrevistas com os sujeitos de pesquisa, encontros sobre os aspectos da produção de
vídeos (roteiro, filmagem, edição e produto final), análise das produções autorais, registros dos
diários de bordo, pesquisa sobre o conteúdo, resolução de exercícios e entrevista final. A análise
dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), organizada
em três categorias: Uso de Vídeos e Tecnologia, Produção de Vídeos e Performance
do Estudante. Os resultados apontaram que a produção colaborativa de vídeos
favoreceu a representação e a interpretação de conceitos matemáticos pelos
estudantes. Além disso, demonstrou que a colaboração promoveu habilidades como
comunicação, organização e resolução de problemas em conjunto. Os vídeos
produzidos refletem tanto no aprendizado quanto dificuldades específicas, como na
interpretação de gráficos e aplicação de soluções da função quadrática. Conclui-se que
a produção de vídeos é uma ferramenta pedagógica eficaz para conectar conceitos
matemáticos ao cotidiano, promovendo uma aprendizagem significativa e reflexiva.
Esta pesquisa contribui para o campo da Educação Matemática ao propor uma
metodologia inovadora que integra tecnologia, criatividade e colaboração, com
potencial para inspirar novas práticas e investigações.