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Registros do conhecimento matemático da criança na escola: um estudo com professoras de anos iniciais
dc.creator | Rodrigues, Sibele Borges | |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T14:08:15Z | |
dc.date.available | 2025-04-03T14:08:15Z | |
dc.date.issued | 2024-08-22 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Sibele Borges. Registros do conhecimento matemático da criança na escola: um estudo com professoras de anos iniciais. Orientadora: Daiane Scopel Boff. Coorientador: João Carlos Pereira de Moraes. 2024. 75f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15533 | |
dc.description.abstract | La disertación tiene como objetivo describir y analizar la comprensión de los docentes de los primeros años sobre los registros matemáticos realizados por niños en edad escolar. Inspirada en las teorizaciones de Michel Foucault y en el pensamiento tardío de Ludwig Wittgenstein y sus comentaristas, se problematiza el enunciado la cuestión es ir más allá del cálculo, extraído de los actos de habla de los maestros, considerando las notaciones matemáticas que los niños realizan para expresar sus pensamientos. El material analítico estuvo compuesto por diálogos generados en grupos focales, formados con docentes de los primeros años de una institución escolar pública. El análisis de la materialidad tomó como herramientas los conceptos de enunciado y discurso, lo que permitió identificar verdades que están presentes en el discurso pedagógico sobre el pensamento matemático infantil. En opinión de los docentes, los niños necesitan utilizar diferentes formas de representación para expresar el conocimiento matemático, destacando la importancia de ir más allá del cálculo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento matemático | pt_BR |
dc.subject | Notações matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Enunciado | pt_BR |
dc.subject | Educación matemática | pt_BR |
dc.subject | Conocimiento matemático | pt_BR |
dc.subject | Notaciones matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Niño | pt_BR |
dc.subject | Declaración | pt_BR |
dc.title | Registros do conhecimento matemático da criança na escola: um estudo com professoras de anos iniciais | pt_BR |
dc.title.alternative | Registros del conocimiento matemático del niño en la escuela: un estudio con docentes de primera infancia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6371749393579386 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-2860-686X | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9679635538989977 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Moraes, João Carlos Pereira de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5624816456388130 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação tem por objetivo descrever e analisar a compreensão de professoras de anos iniciais sobre os registros matemáticos feitos por crianças em idade escolar. Inspirada nas teorizações de Michel Foucault e no pensamento tardio de Ludwig Wittgenstein e seus comentadores, problematiza se o enunciado a questão é ir além do cálculo, extraído dos atos de fala das professoras, considerando as notações matemáticas que as crianças realizam para expressar seus pensamentos. O material analítico foi composto por diálogos gerados em grupos focais, organizados com professoras de anos iniciais de uma instituição escolar pública. A análise da materialidade tomou os conceitos de enunciado e discurso como ferramentas, o que permitiu identificar verdades movimentadas no discurso pedagógico sobre o pensamento matemático de crianças. Na compreensão das professoras, as crianças precisam usar diferentes formas de representação para expressar o conhecimento matemático, evidenciando a importância de ir além do cálculo. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Boff, Daiane Scopel | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |