Registros do conhecimento matemático da criança na escola: um estudo com professoras de anos iniciais
Resumo
A dissertação tem por objetivo descrever e analisar a compreensão de
professoras de anos iniciais sobre os registros matemáticos feitos por crianças
em idade escolar. Inspirada nas teorizações de Michel Foucault e no
pensamento tardio de Ludwig Wittgenstein e seus comentadores, problematiza se o enunciado a questão é ir além do cálculo, extraído dos atos de fala das
professoras, considerando as notações matemáticas que as crianças realizam
para expressar seus pensamentos. O material analítico foi composto por
diálogos gerados em grupos focais, organizados com professoras de anos
iniciais de uma instituição escolar pública. A análise da materialidade tomou os
conceitos de enunciado e discurso como ferramentas, o que permitiu identificar
verdades movimentadas no discurso pedagógico sobre o pensamento
matemático de crianças. Na compreensão das professoras, as crianças
precisam usar diferentes formas de representação para expressar o
conhecimento matemático, evidenciando a importância de ir além do cálculo.