dc.creator | Pires, Guilherme Felipe | |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T15:09:26Z | |
dc.date.available | 2025-04-29T15:09:26Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | PIRES, Guilherme Felipe. Uma análise sobre dois manuais de aritmética no período dos setecentos luso. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 29., 2024. Bagé. Caderno de resumos [...]. Bagé: Unipampa, 2024. p. 165-170. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15836 | |
dc.description.abstract | O presente estudo, está inserido no campo da História da Educação Matemática, vem analisando como se dava o ensino de números fracionários em manuais pedagógicos produzidos em Portugal durante o século XVIII. Este projeto, está vinculado ao
Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, com autoria de Guilherme Felipe Pires e orientação do Prof. Dr. Fernando Ripe, examina como esses manuais refletiam práticas sociais e influências culturais da
época. A pesquisa se fundamenta na circulação de saberes matemáticos, considerando a produção e disseminação de impressos pedagógicos como objetos centrais de análise. Metodologicamente, utiliza a análise documental para investigar o contexto e as proposições educativas dos manuais. Resultados preliminares indicam que o ensino dos números fracionários era limitado e baseado na memorização e exemplificação de situações reais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | ASPHE | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Manuais pedagógicos | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre dois manuais de aritmética no período dos setecentos luso | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |