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dc.creatorSchramm, Daiane de Almeida
dc.creatorCruz, Fernando Cezar Ripe da
dc.date.accessioned2025-04-29T15:09:44Z
dc.date.available2025-04-29T15:09:44Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSCHRAMM, Daiane de Almeida; CRUZ, Fernando Cezar Ripe da. Circulação de livros escolares de aritmética na província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1822-1889): possibilidades de entrelaçamentos entre a análise histórica e a teoria do currículo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 29., 2024. Bagé. Caderno de resumos [...]. Bagé: Unipampa, 2024. p. 150-154.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15837
dc.description.abstractPodemos considerar que a análise histórica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e enriquecimento da Teoria do Currículo. Isso ocorre por meio da possibilidade de se oferecer relevantes compreensões sobre como as abordagens educacionais foram se transformando ao longo do tempo. Sendo assim, no presente estudo, estamos propondo uma aproximação conceitual entre a circulação de livros escolares de aritmética numa perspectiva histórica da Educação com a ideia crítica de currículo a fim de pensarmos, por meio de uma análise histórica, as formas tradicionais do processo de elaboração dos conhecimentos matemáticos e sua organização no currículo em uma determinada temporalidade, qual seja o Período Imperial brasileiro (1822-1889). Para tanto, nos valeremos das referências teóricas advindas de Tomaz Tadeu da Silva (1999) e Antônio Flávio Moreira (2007) que percebem o currículo não mais como um simples conjunto de disciplinas e conteúdos organizados a serem instrumentalizados em sala de aula, mas como um espaço de política e de cultura, onde são engendradas negociações e reproduções de valores, conhecimentos e poderes (SILVA, 1999).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherASPHEpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectProvíncia de São Pedropt_BR
dc.titleCirculação de livros escolares de aritmética na província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1822-1889): possibilidades de entrelaçamentos entre a análise histórica e a teoria do currículopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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