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Circulação de livros escolares de aritmética na província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1822-1889): possibilidades de entrelaçamentos entre a análise histórica e a teoria do currículo
dc.creator | Schramm, Daiane de Almeida | |
dc.creator | Cruz, Fernando Cezar Ripe da | |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T15:09:44Z | |
dc.date.available | 2025-04-29T15:09:44Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SCHRAMM, Daiane de Almeida; CRUZ, Fernando Cezar Ripe da. Circulação de livros escolares de aritmética na província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1822-1889): possibilidades de entrelaçamentos entre a análise histórica e a teoria do currículo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 29., 2024. Bagé. Caderno de resumos [...]. Bagé: Unipampa, 2024. p. 150-154. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15837 | |
dc.description.abstract | Podemos considerar que a análise histórica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e enriquecimento da Teoria do Currículo. Isso ocorre por meio da possibilidade de se oferecer relevantes compreensões sobre como as abordagens educacionais foram se transformando ao longo do tempo. Sendo assim, no presente estudo, estamos propondo uma aproximação conceitual entre a circulação de livros escolares de aritmética numa perspectiva histórica da Educação com a ideia crítica de currículo a fim de pensarmos, por meio de uma análise histórica, as formas tradicionais do processo de elaboração dos conhecimentos matemáticos e sua organização no currículo em uma determinada temporalidade, qual seja o Período Imperial brasileiro (1822-1889). Para tanto, nos valeremos das referências teóricas advindas de Tomaz Tadeu da Silva (1999) e Antônio Flávio Moreira (2007) que percebem o currículo não mais como um simples conjunto de disciplinas e conteúdos organizados a serem instrumentalizados em sala de aula, mas como um espaço de política e de cultura, onde são engendradas negociações e reproduções de valores, conhecimentos e poderes (SILVA, 1999). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | ASPHE | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História da educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Província de São Pedro | pt_BR |
dc.title | Circulação de livros escolares de aritmética na província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1822-1889): possibilidades de entrelaçamentos entre a análise histórica e a teoria do currículo | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |