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dc.creatorMevs, Andreza Cardoso Santos
dc.date.accessioned2025-05-23T14:44:39Z
dc.date.available2025-05-23T14:44:39Z
dc.date.issued2025-02-26
dc.identifier.citationMEVS, Andreza Cardoso Santos. Construção do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPEL. Orientadora: Circe Mary Silva da Silva Dynnikov. 2025. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15957
dc.description.abstractThis qualitative study aimed to investigate how graduating students of the Mathematics Licentiate program at the Federal University of Pelotas assimilate and express their understanding of the concept of limit. Motivated by the interest in understanding learning strategies based on the theories of Vygotsky and Tall, the research sought to answer the central question: “How, from the researcher's perspective, do graduating students of the Mathematics Teaching Degree at UFPEL characterize their understanding of the concept of limit?” The theoretical framework was based on the contributions of Vygotsky (2001), Domingos (2003), and David Tall (2013), which supported the discussion on the construction of mathematical knowledge and the development of formal thinking. In order to map the strategies used by students to solve tasks involving the concept of limit and classify them according to their mathematical thinking, four questions on limits were developed based on didactic literature and the Pedagogical Course Project. The study included the participation of seven students from both full-time and evening courses, excluding students from the Distance Education (EaD) modality. The results indicated that the understanding of the concept of limit varies between embodied and symbolic, focusing on processes and symbols but lacking the necessary abstract internalization for complete formalization. This gap between the image concept and the definition concept compromises students' ability to abstract and generalize, highlighting the importance of pedagogical methodologies that integrate intuition, symbolism, and formalism to foster a more robust mathematical development.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectConceito de limitept_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectConcept of limitpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectMathematics learningpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.titleConstrução do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPelpt_BR
dc.title.alternativeConstruction of the Image Concept of Limit by Graduating Mathematics Licentiate Students at UFPelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0009-0005-6277-5041pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0274823247121801pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7810711686517284pt_BR
dc.description.resumoEste estudo qualitativo teve como objetivo investigar como alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas assimilam e expressam sua compreensão do conceito de limite. Motivados pelo interesse em compreender as estratégias de aprendizagem a partir das teorias de Vygotsky e Tall, a pesquisa procurou responder à questão central: "Como, na perspectiva do pesquisador, os alunos concluintes do curso de licenciatura em matemática da UFPEL caracterizam sua compreensão a respeito do conceito de limite?" O referencial teórico baseou-se nas contribuições de Vygotsky (2001), Domingos (2003) e David Tall (2013), que fundamentaram a discussão sobre a construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do pensamento formal. Com o intuito de mapear as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver algumas tarefas envolvendo o conceito de limite e classificá-las conforme seu pensamento matemático, foram elaboradas quatro questões sobre limites, construídas da literatura didática e do Projeto Pedagógico do Curso. O intuito era mapear as estratégias utilizadas pelos alunos e classificá-las conforme seu pensamento matemático. A pesquisa contou com a participação de sete alunos dos cursos Integral e Noturno, não alcançando os estudantes da modalidade de Educação a Distancia (EaD). Os resultados indicaram que a compreensão do conceito de limite varia entre corporificado e simbólico, centrada em processos e símbolos, mas sem a internalização abstrata necessária para a formalização completa. Essa lacuna entre o conceito imagem e o conceito definição compromete a capacidade de abstração e generalização dos alunos, evidenciando a importância de metodologias pedagógicas que integrem intuição, simbolismo e formalismo para promover um desenvolvimento matemático mais robusto.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


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