dc.creator | Mevs, Andreza Cardoso Santos | |
dc.date.accessioned | 2025-05-23T14:44:39Z | |
dc.date.available | 2025-05-23T14:44:39Z | |
dc.date.issued | 2025-02-26 | |
dc.identifier.citation | MEVS, Andreza Cardoso Santos. Construção do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPEL. Orientadora: Circe Mary Silva da Silva Dynnikov. 2025. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15957 | |
dc.description.abstract | This qualitative study aimed to investigate how graduating students of the
Mathematics Licentiate program at the Federal University of Pelotas assimilate and
express their understanding of the concept of limit. Motivated by the interest in
understanding learning strategies based on the theories of Vygotsky and Tall, the
research sought to answer the central question: “How, from the researcher's
perspective, do graduating students of the Mathematics Teaching Degree at UFPEL
characterize their understanding of the concept of limit?” The theoretical framework
was based on the contributions of Vygotsky (2001), Domingos (2003), and David Tall
(2013), which supported the discussion on the construction of mathematical
knowledge and the development of formal thinking. In order to map the strategies
used by students to solve tasks involving the concept of limit and classify them
according to their mathematical thinking, four questions on limits were developed
based on didactic literature and the Pedagogical Course Project. The study included
the participation of seven students from both full-time and evening courses, excluding
students from the Distance Education (EaD) modality. The results indicated that the
understanding of the concept of limit varies between embodied and symbolic,
focusing on processes and symbols but lacking the necessary abstract internalization
for complete formalization. This gap between the image concept and the definition
concept compromises students' ability to abstract and generalize, highlighting the
importance of pedagogical methodologies that integrate intuition, symbolism, and
formalism to foster a more robust mathematical development. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Conceito de limite | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Concept of limit | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.subject | Mathematics learning | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.title | Construção do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPel | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction of the Image Concept of Limit by Graduating Mathematics Licentiate Students at UFPel | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0009-0005-6277-5041 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0274823247121801 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7810711686517284 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar como alunos concluintes do
curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas assimilam
e expressam sua compreensão do conceito de limite. Motivados pelo interesse em
compreender as estratégias de aprendizagem a partir das teorias de Vygotsky e Tall,
a pesquisa procurou responder à questão central: "Como, na perspectiva do
pesquisador, os alunos concluintes do curso de licenciatura em matemática da
UFPEL caracterizam sua compreensão a respeito do conceito de limite?" O
referencial teórico baseou-se nas contribuições de Vygotsky (2001), Domingos
(2003) e David Tall (2013), que fundamentaram a discussão sobre a construção do
conhecimento matemático e o desenvolvimento do pensamento formal. Com o
intuito de mapear as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver algumas
tarefas envolvendo o conceito de limite e classificá-las conforme seu pensamento
matemático, foram elaboradas quatro questões sobre limites, construídas da
literatura didática e do Projeto Pedagógico do Curso. O intuito era mapear as
estratégias utilizadas pelos alunos e classificá-las conforme seu pensamento
matemático. A pesquisa contou com a participação de sete alunos dos cursos
Integral e Noturno, não alcançando os estudantes da modalidade de Educação a
Distancia (EaD). Os resultados indicaram que a compreensão do conceito de limite
varia entre corporificado e simbólico, centrada em processos e símbolos, mas sem a
internalização abstrata necessária para a formalização completa. Essa lacuna entre
o conceito imagem e o conceito definição compromete a capacidade de abstração e
generalização dos alunos, evidenciando a importância de metodologias pedagógicas
que integrem intuição, simbolismo e formalismo para promover um desenvolvimento
matemático mais robusto. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |