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Construção do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPel

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Dissertação_Andreza Cardoso Santos Mevs.pdf (8.049Mb)
Data
2025-02-26
Autor
Mevs, Andreza Cardoso Santos
Metadata
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Resumo
Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar como alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas assimilam e expressam sua compreensão do conceito de limite. Motivados pelo interesse em compreender as estratégias de aprendizagem a partir das teorias de Vygotsky e Tall, a pesquisa procurou responder à questão central: "Como, na perspectiva do pesquisador, os alunos concluintes do curso de licenciatura em matemática da UFPEL caracterizam sua compreensão a respeito do conceito de limite?" O referencial teórico baseou-se nas contribuições de Vygotsky (2001), Domingos (2003) e David Tall (2013), que fundamentaram a discussão sobre a construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do pensamento formal. Com o intuito de mapear as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver algumas tarefas envolvendo o conceito de limite e classificá-las conforme seu pensamento matemático, foram elaboradas quatro questões sobre limites, construídas da literatura didática e do Projeto Pedagógico do Curso. O intuito era mapear as estratégias utilizadas pelos alunos e classificá-las conforme seu pensamento matemático. A pesquisa contou com a participação de sete alunos dos cursos Integral e Noturno, não alcançando os estudantes da modalidade de Educação a Distancia (EaD). Os resultados indicaram que a compreensão do conceito de limite varia entre corporificado e simbólico, centrada em processos e símbolos, mas sem a internalização abstrata necessária para a formalização completa. Essa lacuna entre o conceito imagem e o conceito definição compromete a capacidade de abstração e generalização dos alunos, evidenciando a importância de metodologias pedagógicas que integrem intuição, simbolismo e formalismo para promover um desenvolvimento matemático mais robusto.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15957
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

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