Construção do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPel

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Data
2025-02-26Autor
Mevs, Andreza Cardoso Santos
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Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar como alunos concluintes do
curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas assimilam
e expressam sua compreensão do conceito de limite. Motivados pelo interesse em
compreender as estratégias de aprendizagem a partir das teorias de Vygotsky e Tall,
a pesquisa procurou responder à questão central: "Como, na perspectiva do
pesquisador, os alunos concluintes do curso de licenciatura em matemática da
UFPEL caracterizam sua compreensão a respeito do conceito de limite?" O
referencial teórico baseou-se nas contribuições de Vygotsky (2001), Domingos
(2003) e David Tall (2013), que fundamentaram a discussão sobre a construção do
conhecimento matemático e o desenvolvimento do pensamento formal. Com o
intuito de mapear as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver algumas
tarefas envolvendo o conceito de limite e classificá-las conforme seu pensamento
matemático, foram elaboradas quatro questões sobre limites, construídas da
literatura didática e do Projeto Pedagógico do Curso. O intuito era mapear as
estratégias utilizadas pelos alunos e classificá-las conforme seu pensamento
matemático. A pesquisa contou com a participação de sete alunos dos cursos
Integral e Noturno, não alcançando os estudantes da modalidade de Educação a
Distancia (EaD). Os resultados indicaram que a compreensão do conceito de limite
varia entre corporificado e simbólico, centrada em processos e símbolos, mas sem a
internalização abstrata necessária para a formalização completa. Essa lacuna entre
o conceito imagem e o conceito definição compromete a capacidade de abstração e
generalização dos alunos, evidenciando a importância de metodologias pedagógicas
que integrem intuição, simbolismo e formalismo para promover um desenvolvimento
matemático mais robusto.