• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Práticas docentes em uma escola bilíngue para surdos em contexto da pandemia Covid-19

Thumbnail
View/Open
Dileta_Silva_Dissertação.pdf (1.161Mb)
Date
2021-12-22
Author
Silva, Dileta Peres da
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa “Epistemologias descoloniais, educação transgressora e práticas de transformação. A pesquisa que dá sustentação a esta dissertação aconteceu junto aos professores de uma escola bilíngue de surdos, com o objetivo de analisar as readequações nas práticas pedagógicas, em contexto de isolamento social na pandemia Covid-19. Como objetivos específicos, temos: - entender como o contexto do isolamento social na pandemia Covid-19 impactou na organização do trabalho docente na escola bilíngue; - analisar o processo de discussão dos professores sobre a organização curricular da escola bilíngue. Faço uma aproximação aos estudos culturais e aos estudos surdos e trago como base metodológica o estudo com o cotidiano, para entender o que aconteceu nos encontros dos professores quando provocados a pensar a construção da base curricular da escola e a reorganização de suas práticas pedagógicas de forma remota, frente à imposição do isolamento social. Para a investigação, utilizei como fonte para as análises de um questionário respondido pelos professores da escola. Serviram ainda de apoio para a contextualização do momento vivido as anotações das reuniões presenciais na escola no período anterior à pandemia e conversas e questionamentos no grupo do Whatsapp, desde o início do distanciamento social. As análises permitiram os impactos do contexto do isolamento social no trabalho docente, os professores mostraram preocupação em relação a organização das aulas, as metodologias utilizadas e principalmente com o nível linguístico dos alunos e as perdas nesse processo de distanciamento social. As aulas organizadas interdisciplinarmente ajudaram os professores a superar suas dificuldades, incentivando-os a compartilhar suas experiências. Almejo que essas experiências possam influenciar outras possibilidades de pensar a educação de surdos, principalmente no que tange a interdisciplinaridade, o uso da tecnologia e a Libras.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16076
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV