A exclusão educacional no ensino superior e a desigualdade social brasileira: o ingresso e a permanência de estudantes do curso de ciências sociais da UFPel
Resumen
São diversas as interpretações acerca do fenômeno de exclusão, entretanto, é a ausência de estudos sobre esse tema no ensino superior que coloca a temática em relevância, especialmente na perspectiva social e política que compreende o ensino superior público. A presente dissertação investiga o fenômeno de exclusão presente no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas, a partir da perspectiva dos estudantes de graduação. Para isto, busco colocar em questão a efetividade das políticas de ingresso e permanência no ensino superior, permitindo olhar para o fenômeno de exclusão presente na universidade de maneira global, colocando em evidência todo o processo de construção pedagógica presente nas reformulações curriculares, como a que vivenciei ao longo da minha graduação. Ao longo dessa dissertação, busco, inicialmente, embasar o fenômeno de exclusão, trazendo apontamentos teóricos importantes para a investigação, bem como trazendo o histórico das principais reformulações do curso em termos legais, para em sequência, aprofundar as discussões referentes ao impacto da desigualdade social no percurso do estudante do ensino superior. O presente estudo busca olhar para o fenômeno de exclusão a partir de uma reflexão sobre reprodução da relação de classes sociais, visto que não é possível separar, em que pese as pretensões de conceitos insuficientes como o da retenção e do fracasso, a exclusão educacional da lógica da exclusão capitalista. Busca-se, portanto, utilizar dos presentes levantamentos sobre o currículo e a trajetória dos estudantes como uma ferramenta que permita criar consciência em relação ao fenômeno de exclusão educacional presente no ensino superior público brasileiro