A razão cordial: uma alternativa frente ao fenômeno dos cursos livres online em educação
Fecha
2021-09-09Autor
Zolin, Lúcia Inês Ugoski Volcan
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A presente dissertação dedica-se a apresentar a teoria da Razão Cordial – a ethica cordis - criada pela filósofa espanhola Adela Cortina, como uma alternativa para a compreensão de um fenômeno em ascensão na atualidade: a oferta de cursos livres online em educação. A ethica cordis se ocupa em estabelecer critérios para que o mundo seja um lugar melhor de se viver, mais humano, no qual as pessoas não apenas coexistam, mas convivam pacificamente (CORTINA, 2007a). Diante deste fato, buscou-se averiguar como a referida teoria pode contribuir para trazer à luz estratégias que representam uma ameaça ao potencial comunicativo da internet. Partiu-se do pressuposto de que determinadas condutas, que vêm sendo naturalizadas no ciberespaço, estão reduzindo o conhecimento compartilhado à mercadoria. Para o desenvolvimento da temática, utilizou-se como procedimentos técnicos de coleta de dados as pesquisas bibliográfica e documental. Por meio da pesquisa bibliográfica, fez-se uma imersão nos conceitos da teoria da razão cordial e investigou-se a proposta de Cortina para o estabelecimento de uma educação para a cidadania cordial e quais são os princípios éticos que, em sua concepção, devem tomar vida nas instituições. Através de procedimentos da pesquisa documental, coletou-se dados sobre a oferta de cursos livres online. Para fim de análise, selecionou-se a maior plataforma de negócios digitais da América Latina, a Hotmart. Dessa forma, investigou-se estratégias adotadas pela empresa para captar produtores de conteúdo e vender seus cursos. Após essas duas etapas (pesquisa bibliográfica e documental), ingressou-se na análise do material pesquisado. Ao concluir-se esta fase, foi possível confirmar a existência de uma série de posturas movidas pela maximização dos lucros, que têm tornado a internet um lugar propício para relações dominadas por uma lógica mercantil. Fato que atinge frontalmente a área da educação e contraria princípios basilares que norteiam a ethica cordis. Com base neste estudo, acredita-se que o pensamento de Adela Cortina possa servir para que tais posturas sejam repensadas, contribuindo para tornar mais humanas as relações virtuais baseadas no compartilhamento de saberes.