dc.creator | Prestes, Taís Chaves | |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T21:20:25Z | |
dc.date.available | 2025-06-13T21:20:25Z | |
dc.date.issued | 2025-03-26 | |
dc.identifier.citation | PRESTES, Taís Chaves. Literatura e dança: a escrita do corpo feminino na poética contemporânea de Adelaide Ivánova e Angélica Freitas. Orientador: Aulus Mandagará Martins. 2025. 157 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16166 | |
dc.description.abstract | This proposal aims to investigate the writing of the female body in contemporary
Brazilian poetry in its relationship with dance, seeking to bring the areas of study
closer. Therefore, the corpus to be investigated comprises the writing strategies of
two poets, namely: Adelaide Ivánova and Angélica Freitas in their respective works,
O martelo (2017) and Canções de Atormentar (2020). What both have in common is
the potency and substance of the word imprinted on the presence, movements, and
gestures of their bodies, forming an important segment of contemporary lyric poetry.
In this way, the research focuses on the distinct corporealities present in the
narratives of the poems, in addition to seeking to understand textual possibilities
of/in the bodies themselves, complicating the categories of understanding. These
analyses aim to highlight the hypothesis that reading and writing poetry are also
ways of doing dance and, by making connections with contemporary dance, they
focus on the homologous structures between poem and choreography at the
moment of analysis. Given this, names from the field of Dance, Pina Bausch (1975,
1979) and Marina Tampini (2012), corroborate the intersection between the areas.
Furthermore, researchers such as Christine Greiner (2006), Helena Katz (2001), and
Jussara Setenta (2008) enhance the analyses based on Corpomídia theory. To
address philosophical aspects related to the body, names such as José Gil (2001),
Gilles Deleuze (2002), and Giorgio Agamben (2009) have been listed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escrita do corpo feminino | pt_BR |
dc.subject | Poesia brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Dança contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Corpomídia | pt_BR |
dc.subject | Writing the female body | pt_BR |
dc.subject | Contemporary Brazilian poetry | pt_BR |
dc.subject | Contemporary dance | pt_BR |
dc.title | Literatura e dança: a escrita do corpo feminino na poética contemporânea de Adelaide Ivánova e Angélica Freitas | pt_BR |
dc.title.alternative | Literature and dance: the writing of the female body in the contemporary poetics of Adelaide Ivánova and Angélica Freitas | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0003-1520-4703 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4095169665585683 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5779140095343632 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta proposta tem como intuito investigar a escrita do corpo feminino na poesia
brasileira contemporânea em sua relação com a dança, buscando aproximar as
áreas de estudo. Logo, o corpus a ser investigado são as estratégias de escritas de
duas poetas, quais sejam: Adelaide Ivánova e Angélica Freitas nas suas respectivas
obras, O martelo (2017) e Canções de Atormentar (2020). O que ambas têm em
comum é a potência e a substância da palavra imprimida na presença, movimentos
e gestos de seus corpos, formando um importante recorte da lírica contemporânea.
Dessa maneira, a pesquisa se debruça nas distintas corporalidades presentes nas
narrativas dos poemas, além de buscar compreender possibilidades textuais
dos/nos corpos propriamente ditos, complexificando as categorias de entendimento.
Tais análises procuram evidenciar a hipótese de que ler e escrever poesia também
são formas de fazer dança e, ao realizar aproximações com a dança
contemporânea, focalizam nas estruturas homólogas entre poema e coreografia no
momento de análise. Posto isso, nomes da área da Dança, Pina Bausch (1975,
1979) e Marina Tampini (2012), corroboram a intersecção entre as áreas. Além
disso, pesquisadoras como Christine Greiner (2006), Helena Katz (2001) e Jussara
Setenta (2008) potencializam as análises a partir da teoria Corpomídia. Para tratar
aspectos filosóficos relacionados ao corpo, nomes como José Gil (2001), Gilles
Deleuze (2002) e Giorgio Agamben (2009) foram elencados. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Aulus Mandagará | |
dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |