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Literatura e dança: a escrita do corpo feminino na poética contemporânea de Adelaide Ivánova e Angélica Freitas

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Tese_Taís Chaves Prestes.pdf (6.328Mb)
Data
2025-03-26
Autor
Prestes, Taís Chaves
Metadata
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Resumo
Esta proposta tem como intuito investigar a escrita do corpo feminino na poesia brasileira contemporânea em sua relação com a dança, buscando aproximar as áreas de estudo. Logo, o corpus a ser investigado são as estratégias de escritas de duas poetas, quais sejam: Adelaide Ivánova e Angélica Freitas nas suas respectivas obras, O martelo (2017) e Canções de Atormentar (2020). O que ambas têm em comum é a potência e a substância da palavra imprimida na presença, movimentos e gestos de seus corpos, formando um importante recorte da lírica contemporânea. Dessa maneira, a pesquisa se debruça nas distintas corporalidades presentes nas narrativas dos poemas, além de buscar compreender possibilidades textuais dos/nos corpos propriamente ditos, complexificando as categorias de entendimento. Tais análises procuram evidenciar a hipótese de que ler e escrever poesia também são formas de fazer dança e, ao realizar aproximações com a dança contemporânea, focalizam nas estruturas homólogas entre poema e coreografia no momento de análise. Posto isso, nomes da área da Dança, Pina Bausch (1975, 1979) e Marina Tampini (2012), corroboram a intersecção entre as áreas. Além disso, pesquisadoras como Christine Greiner (2006), Helena Katz (2001) e Jussara Setenta (2008) potencializam as análises a partir da teoria Corpomídia. Para tratar aspectos filosóficos relacionados ao corpo, nomes como José Gil (2001), Gilles Deleuze (2002) e Giorgio Agamben (2009) foram elencados.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16166
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [296]

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