A Literatura Infantil como recurso metodológico para o ensino de Matemática: análise do uso por uma professora alfabetizadora (Pelotas-RS)

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Data
2025-02-22Autor
Stallbaum, Letícia Altenburg
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação apresenta o relato e os resultados de uma pesquisa
qualitativa, que teve como objetivo geral investigar e analisar o uso da Literatura
Infantil no ensino de conteúdos matemáticos, na prática pedagógica de uma
professora alfabetizadora do munícipio de Pelotas – RS. A questão de pesquisa do
trabalho foi: “Como a Literatura Infantil é utilizada no ensino de Matemática por uma
professora alfabetizadora, em uma turma do 2º ano?”. Como objetivos específicos
tivemos: Identificar e analisar como a Literatura Infantil é utilizada no ensino de
Matemática pela professora dos anos iniciais; observar e descrever o resultado das
atividades dos alunos diante do uso da Literatura Infantil como recurso
metodológico; analisar e descrever quais atividades são propostas para desenvolver
os conteúdos matemáticos a partir das histórias infantis, para que o aluno
compreenda o conceito que está sendo abordado; identificar e compreender os
critérios de escolha dos livros que são utilizados pela professora alfabetizadora. O
estudo teve início pela produção do estado do conhecimento, a partir da busca por
produções sobre o tema da pesquisa na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações,
na Scientific Electronic Library Online, no repositório de periódicos da Coordenação
de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, em revistas científicas e, em anais
de eventos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, por
concordar que assim seria possível responder à questão pesquisada. Os dados
foram produzidos por meio de fotografias, gravação das aulas assistidas, diário de
campo e uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se princípios da Análise de
Conteúdo de Bardin (2016) para o tratamento dos dados coletados. Como principais
achados foi possível observar que a Literatura Infantil é utilizada pela professora nas
aulas de Matemática, demonstrando conhecimento sobre o tema. As escolhas dos
livros que são utilizados em sala de aula têm como base a classificação proposta por
Smole, Cândido e Stancanelli (1999), também considerando a qualidade e as
ilustrações presentes nas narrativas. Pode-se identificar, ainda, que o uso da
Literatura Infantil como recurso metodológico trouxe resultados positivos em sala de
aula, permitindo que todos os estudantes conseguissem realizar as atividades
propostas com êxito. Por fim, a Literatura Infantil é utilizada pela professora
alfabetizadora seja em pequenos recortes de histórias, com enredos que envolvem
ideias matemáticas explícitas, ou até mesmo em livros que não possuem conceitos
matemáticos inseridos, mas com intencionalidade, o que faz toda diferença no
resultado final esperado.