• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A Literatura Infantil como recurso metodológico para o ensino de Matemática: análise do uso por uma professora alfabetizadora (Pelotas-RS)

Thumbnail
View/Open
DISSERTAÇÃO_LETÍCIA ALTENBURG STALLBAUM.pdf (9.089Mb)
Date
2025-02-22
Author
Stallbaum, Letícia Altenburg
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente dissertação apresenta o relato e os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo geral investigar e analisar o uso da Literatura Infantil no ensino de conteúdos matemáticos, na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora do munícipio de Pelotas – RS. A questão de pesquisa do trabalho foi: “Como a Literatura Infantil é utilizada no ensino de Matemática por uma professora alfabetizadora, em uma turma do 2º ano?”. Como objetivos específicos tivemos: Identificar e analisar como a Literatura Infantil é utilizada no ensino de Matemática pela professora dos anos iniciais; observar e descrever o resultado das atividades dos alunos diante do uso da Literatura Infantil como recurso metodológico; analisar e descrever quais atividades são propostas para desenvolver os conteúdos matemáticos a partir das histórias infantis, para que o aluno compreenda o conceito que está sendo abordado; identificar e compreender os critérios de escolha dos livros que são utilizados pela professora alfabetizadora. O estudo teve início pela produção do estado do conhecimento, a partir da busca por produções sobre o tema da pesquisa na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, na Scientific Electronic Library Online, no repositório de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, em revistas científicas e, em anais de eventos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, por concordar que assim seria possível responder à questão pesquisada. Os dados foram produzidos por meio de fotografias, gravação das aulas assistidas, diário de campo e uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) para o tratamento dos dados coletados. Como principais achados foi possível observar que a Literatura Infantil é utilizada pela professora nas aulas de Matemática, demonstrando conhecimento sobre o tema. As escolhas dos livros que são utilizados em sala de aula têm como base a classificação proposta por Smole, Cândido e Stancanelli (1999), também considerando a qualidade e as ilustrações presentes nas narrativas. Pode-se identificar, ainda, que o uso da Literatura Infantil como recurso metodológico trouxe resultados positivos em sala de aula, permitindo que todos os estudantes conseguissem realizar as atividades propostas com êxito. Por fim, a Literatura Infantil é utilizada pela professora alfabetizadora seja em pequenos recortes de histórias, com enredos que envolvem ideias matemáticas explícitas, ou até mesmo em livros que não possuem conceitos matemáticos inseridos, mas com intencionalidade, o que faz toda diferença no resultado final esperado.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16168
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV