• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A (re)significação da formação inicial em Dança por professores(as)-acadêmicos(as): que movimento é esse?

Thumbnail
Ver/
Rebeca_San_Martins_Dissertação.pdf (1.609Mb)
Fecha
2021-08-31
Autor
San Martins, Rebeca Pereira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas e teve como objetivo analisar os sentidos atribuídos pelos acadêmicos do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para sua formação inicial. O campo teórico fundamentou-se principalmente em: Nóvoa (1991, 2007); Strazzacappa (2001); Marques (2011,2014); Tardif (2002); e, Pimenta (2002). O processo metodológico baseou-se na pesquisa qualitativa, tendo como principal fonte de coleta de dados rodas narrativas em grupo, escrita narrativa e entrevistas individuais com dois acadêmicos do Curso de Dança Licenciatura UFPel que já atuavam como professores antes do ingresso no referido curso. Os momentos que demarcaram os encontros foram regados por provocações que instigaram a reflexão e a autorreflexão, tanto dos sujeitos da pesquisa, como da própria pesquisadora. Diante dos caminhos e transformações mapeados na trajetória dos colaboradores da pesquisa, foram identificados três eixos principais: Antes do Curso de Dança Licenciatura; Saberes que envolvem a prática docente; Importância e Transformações no contexto da formação inicial. Identificou-se que os saberes dos acadêmicos, que já atuavam como professores antes de ingressarem na graduação em Dança-Licenciatura, foram sendo ressignificados e ampliados conforme as experiências vividas. A escolha por qualificarem-se em um curso superior trouxe contribuições relevantes para formação dos professores-acadêmicos, seja em relação à compreensão do ensino da Dança, como também novas metodologias que contribuem no processo do fazer docente. Este trabalho propiciou um olhar para trajetória dos professores e também, a revisitação na minha caminhada enquanto professora-artista-pesquisadora
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16169
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV