Estudantes de um curso de pedagogia-licenciatura: narrativas e governo de si
Resumen
Esse estudo trata de narrativas de estudantes do curso diurno de pedagogia da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Com inspiração nos estudos sobre currículo de viés foucaultiano Silva (2001; 2017) e, também, nos estudos do próprio Foucault (1970; 1979; 1980; 1988) compreendo o currículo como uma tecnologia de poder e subjetivação que é pensado para incentivar, fabricar, dar forma a determinados tipos de sujeitos e, que, as experiências vivenciadas nestes currículos, interferem, de diferentes formas, naquilo que os sujeitos são e no que deveriam ser. Assim, se uma noção de docência (alargada) passou a ser incentivada, minha curiosidade tem sido sobre sua produtividade na constituição das subjetividades docentes. Então, O objetivo desta pesquisa, de forma específica, foi compreender como as estudantes de pedagogia estão se constituindo como professoras neste currículo. Como metodologia de pesquisa optou-se pela realização de questionários eletrônicos e de entrevistas coletivas em formato de grupos de conversa. Através das narrativas obtidas nesses grupos compreende-se que as experiências anteriores ao curso de pedagogia tem grande influência em suas constituições como docentes, bem como as experiências formativas possibilitadas pelo curso, especialmente durante os estágios curriculares, produzindo desta forma um ethos docente, isto é um modo de ser, estar, agir e se produzir profissionalmente.