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Intervenção mediada por pares com o uso de videomodelação: uma estratégia para comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil

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Renata_Crespo_Tese.pdf (1.008Mb)
Date
2024-09-26
Author
Crespo , Renata Oliveira
Metadata
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Abstract
Os déficits nas habilidades sociocomunicativas de Pessoas com Transtorno do Espetro Autista (TEA) podem impactar tanto seu desenvolvimento ao longo da vida escolar como sua qualidade de vida. Para minimizar estes déficits, é importante que se adote intervenções precoces que ajudem no desenvolvimento dessas habilidades. Com o objetivo de analisar o impacto na qualidade dos atos comunicativos/interativos de crianças com TEA, foi realizada uma Intervenção Mediada por Pares com o uso de Videomodelação com três crianças com TEA que frequentam a Educação Infantil da rede municipal da cidade de Pelotas. Estas intervenções são Práticas Baseadas em Evidências, porém com poucos estudos no contexto educacional brasileiro. O estudo foi aplicado em crianças entre três e cinco anos da rede regular de ensino de Pelotas, a intervenção aconteceu durante as aulas e utilizando tarefas propostas pela professora titular. Participaram do estudo três crianças com o autismo e, para cada criança, foram indicados dois pares com desenvolvimento típico. O estudo caracterizou-se como um estudo de caso único e contou com as fases de baseline, intervenção e manutenção. Todos os participantes apresentaram resultados positivos na qualidade dos atos na fase de intervenção com significância estatística e, na fase de manutenção, dois participantes apresentaram ganhos enquanto o terceiro apresentou queda na qualidade e não houve significância estatística. Os ganhos apresentados incluíram maior repertório verbal, habilidade de assumir papéis em brincadeiras de faz de conta, entre outros e corroboram com os resultados apresentados na literatura internacional, havendo ainda necessidade de maior produção nacional sobre o tema. Ao final do estudo, as professoras responderam um questionário para avaliar a validade social da intervenção. Sugestões e limitações foram apresentadas
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16345
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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