O vírus do capital: as mutações e as inserções da lógica neoliberal nas formas de contratação e a precarização do trabalho docente

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Data
2024-12-13Autor
Oliveira, João Henrique Figueredo de
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Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa analisa a precarização do trabalho docente, especialmente a partir das contratações temporárias, sob uma perspectiva crítica ao sistema capitalista e neoliberal. O objetivo é compreender as implicações desse modelo de contratação para a vida e o trabalho dos professores, abordando os desafios enfrentados por docentes da rede pública estadual e municipal de Montenegro/RS. A investigação examina como as práticas de flexibilização e intensificação do trabalho docente afetam diretamente as condições de trabalho e a qualidade da educação. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário a todos os professores da rede estadual e municipal de Montenegro e realizadas entrevistas com cinco professoras, que contribuíram com depoimentos detalhados sobre as condições de trabalho enfrentadas no exercício da docência temporária. Os dados revelam que o aumento das contratações atípicas tornou-se uma prática cada vez mais comum e abrangente. A contratação temporária é vista como uma solução econômica para o sistema educacional, mas que gera um ambiente de insegurança, sobrecarga e desvalorização profissional. Os relatos das professoras entrevistadas mostram como essas modalidades de contratação contribuem para a precarização do trabalho docente, com profissionais enfrentando falta de estabilidade, salários reduzidos, ausência de benefícios e restrições a direitos básicos, como licença para cuidados familiares. A pressão para assumir múltiplas responsabilidades e a falta de garantias trabalhistas refletem características de uma gestão neoliberal que privilegia a redução de custos, flexibilizando o trabalho e ampliando a rotatividade dos profissionais. Essa situação impacta não só a saúde física e mental dos professores, mas também a qualidade do ensino e o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos estudantes, prejudicando o ambiente educacional como um todo. Os resultados indicam a necessidade de repensar as políticas educacionais e adotar medidas que valorizem o trabalho docente, como concursos regulares e cumprimento das leis trabalhistas.