Contribuições do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a Gestão do Conhecimento: um estudo de caso na Universidade Federal de Pelotas
Abstract
O conhecimento é um dos recursos contemporâneos mais valiosos das
organizações. No contexto público ele visa, entre outras coisas, a eficiência no
atendimento às necessidades de uma sociedade cada vez mais consciente dos seus
direitos e exigente quanto à prestação dos serviços públicos. Logo, é crucial que a
administração pública invista em gerir o conhecimento. Nesse sentido, a literatura
aponta elementos que podem auxiliar nessa tarefa. Tratam-se dos facilitadores da
gestão do conhecimento, sendo um deles a tecnologia. Neste trabalho procura-se
analisar o nível de contribuição do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), enquanto
facilitador tecnológico, para a Gestão do Conhecimento (GC) no âmbito da
Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de
método misto do tipo sequencial explanatório, a qual consiste em realizar uma fase
quantitativa, seguida de uma qualitativa, com o objetivo de complementar as análises
e subsidiar a elaboração de um plano de recomendações. Na fase quantitativa, os
dados foram coletados através de questionário on-line, o qual foi encaminhado a 1.823
servidores da UFPel, via e-mail institucional. Os dados das 338 respostas obtidas
foram analisados com a técnica de estatística descritiva, através do software
Microsoft® Excel 2019. Na fase qualitativa, os dados foram coletados através de
entrevistas semiestruturadas com três servidores da Comissão de Gestão e
Acompanhamento do SEI (CGA/SEI) e analisados com a técnica de análise de
conteúdo, por meio do software MAXQDA 24. Os resultados da pesquisa mostraram
que o SEI tem contribuído para a GC na UFPel em um nível médio (3,29). A
implantação do SEI na UFPel não foi, por si só, suficiente para elevar a gestão do
conhecimento na instituição aos níveis desejáveis (4 e 5). Este resultado corrobora o
papel da tecnologia como um suporte à GC e não como uma solução em si mesma.
Isso aponta para a necessidade não só de aprimorar o SEI como, também, de investir
em outros facilitadores voltados ao sucesso da GC. Por isso, como proposta de
intervenção recomenda-se à CGA/SEI a realização de ações voltadas às pessoas,
aos processos e à tecnologia (SEI). Quanto às pessoas, sugere-se a realização de
ações voltadas à aprendizagem do SEI e seus recursos, bem como ações para
trabalhar a resistência em relação ao sistema. Quanto aos processos sugerem-se
ações relacionadas ao processo decisório e à organização interna das unidades. E
quanto à tecnologia sugere-se o aprimoramento de algumas ferramentas, bem como
a criação de um chat de suporte técnico dentro do SEI.