• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Contribuições do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a Gestão do Conhecimento: um estudo de caso na Universidade Federal de Pelotas

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Silvana Pilotto Figueiredo.pdf (3.352Mb)
Date
2025-04-29
Author
Figueiredo, Silvana Pilotto
Metadata
Show full item record
Abstract
O conhecimento é um dos recursos contemporâneos mais valiosos das organizações. No contexto público ele visa, entre outras coisas, a eficiência no atendimento às necessidades de uma sociedade cada vez mais consciente dos seus direitos e exigente quanto à prestação dos serviços públicos. Logo, é crucial que a administração pública invista em gerir o conhecimento. Nesse sentido, a literatura aponta elementos que podem auxiliar nessa tarefa. Tratam-se dos facilitadores da gestão do conhecimento, sendo um deles a tecnologia. Neste trabalho procura-se analisar o nível de contribuição do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), enquanto facilitador tecnológico, para a Gestão do Conhecimento (GC) no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de método misto do tipo sequencial explanatório, a qual consiste em realizar uma fase quantitativa, seguida de uma qualitativa, com o objetivo de complementar as análises e subsidiar a elaboração de um plano de recomendações. Na fase quantitativa, os dados foram coletados através de questionário on-line, o qual foi encaminhado a 1.823 servidores da UFPel, via e-mail institucional. Os dados das 338 respostas obtidas foram analisados com a técnica de estatística descritiva, através do software Microsoft® Excel 2019. Na fase qualitativa, os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com três servidores da Comissão de Gestão e Acompanhamento do SEI (CGA/SEI) e analisados com a técnica de análise de conteúdo, por meio do software MAXQDA 24. Os resultados da pesquisa mostraram que o SEI tem contribuído para a GC na UFPel em um nível médio (3,29). A implantação do SEI na UFPel não foi, por si só, suficiente para elevar a gestão do conhecimento na instituição aos níveis desejáveis (4 e 5). Este resultado corrobora o papel da tecnologia como um suporte à GC e não como uma solução em si mesma. Isso aponta para a necessidade não só de aprimorar o SEI como, também, de investir em outros facilitadores voltados ao sucesso da GC. Por isso, como proposta de intervenção recomenda-se à CGA/SEI a realização de ações voltadas às pessoas, aos processos e à tecnologia (SEI). Quanto às pessoas, sugere-se a realização de ações voltadas à aprendizagem do SEI e seus recursos, bem como ações para trabalhar a resistência em relação ao sistema. Quanto aos processos sugerem-se ações relacionadas ao processo decisório e à organização interna das unidades. E quanto à tecnologia sugere-se o aprimoramento de algumas ferramentas, bem como a criação de um chat de suporte técnico dentro do SEI.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16640
Collections
  • PROFIAP: Dissertações e Teses [63]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV