Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGoulart, Ísis Marques
dc.date.accessioned2025-07-22T23:23:25Z
dc.date.available2025-07-22
dc.date.available2025-07-22T23:23:25Z
dc.date.issued2025-02-26
dc.identifier.citationGOULART, Ísis Marques. Análise comparativa dos preços de hortaliças em diferentes canais de comercialização e locais na cidade de Pelotas/RS. 2025. 69 f. Tese (Doutorado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar) - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16662
dc.description.abstractThe commercialization of vegetables in Brazil is characterized by price fluctuations due to seasonality, climate changes, and economic factors, impacting both producers and consumers. Another factor that may influence vegetable price variations is the marketing channels. The first study aims to analyze price variations of vegetables produced in conventional systems, considering seasonality and different marketing channels and administrative regions of the municipality of Pelotas/RS. Weekly, between December 2021 and March 2023, nominal selling prices of onions, long-life tomatoes, and carrots were collected from 18 retail establishments. To analyze the seasonality of the series, the Centralized Moving Average and Seasonal Price Indices were used. The results indicated fluctuations in the average prices, with differences of up to 314% in short periods. The highest average prices per kilogram of the three crops were more frequently found in the market channels, followed by supermarkets. The lowest prices for onions and carrots were more often observed in open-air markets in the administrative regions of Centro, São Gonçalo, and Laranjal. The second study aims to examine price variations at the Arpa-Sul fairs operating in Pelotas according to their locations. For this purpose, weekly data was collected between December 2021 and March 2023 on four vegetables (onion, carrot, gaúchotype tomato, Italian-type tomato, and pink-type potato) sold at fairs held in three central locations in the city. After data processing, an analysis of variance (ANOVA) was conducted, which found no significant differences in the prices practiced at these fairs for all studied vegetables.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectComercialização de hortaliçaspt_BR
dc.subjectVariação de preçospt_BR
dc.subjectSazonalidadept_BR
dc.subjectCanais de comercializaçãopt_BR
dc.subjectVegetable commercializationpt_BR
dc.subjectPrice variationpt_BR
dc.subjectSeasonalitypt_BR
dc.subjectMarketing channelspt_BR
dc.titleAnálise comparativa dos preços de hortaliças em diferentes canais de comercialização e locais na cidade de Pelotas/RSpt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of vegetable prices in different marketing channels and locations in the city of Pelotas/RSpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5343419086873465pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2136655885281310pt_BR
dc.description.resumoA comercialização de hortaliças no Brasil é marcada por oscilações de preços devido à sazonalidade, mudanças climáticas e fatores econômicos, impactando tanto produtores quanto consumidores. Outros fatores que podem exercer influência quanto à variação de preços de hortaliças são os canais de comercialização. Na primeira pesquisa se tem como objetivo analisar as variações dos preços de hortaliças produzidas em sistemas convencionais, segundo a sazonalidade e em diferentes canais de comercialização e regiões administrativas do município de Pelotas/RS. Foram coletados semanalmente, entre dezembro de 2021 e março de 2023, os preços nominais de venda da cebola, tomate tipo longa vida e cenoura em 18 estabelecimentos varejistas. Para analisar a sazonalidade das séries utilizou-se a Média Móvel Centralizada e os Índices Estacionais de Preços. Os resultados indicaram flutuações nos valores médios praticados, com diferenças de até 314% em curtos períodos. As médias dos preços mais elevadas na comercialização do quilo das três culturas ocorreram com maior frequência nos canais mercado seguido dos canais supermercados. E os preços mais baixos praticados para o quilo da cultura da cebola e da cenoura foram mais frequentes nos canais de comercialização feiras livres, nas regiões administrativas Centro, São Gonçalo e Laranjal. A segunda pesquisa tem como objetivo estudar nas feiras da Arpa-Sul que atuam no município de Pelotas as variações nos preços conforme a localização destas. Para isso, foram coletados semanalmente, entre dezembro de 2021 e março de 2023, os preços de quatro hortaliças (cebola, cenoura, tomate tipo gaúcho, tomate tipo italiano e batata tipo rosa), comercializadas nas feiras, realizadas em três pontos centrais da cidade. Após tratamento dos dados, realizou-se a análise de variância (ANOVA) onde não se verificou diferença significativa entre os preços praticados nas referidas feiras, para todas as hortaliças estudadas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiarpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Mauch, Carlos Rogério
dc.subject.cnpq1AGRONOMIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem