• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ferramentas digitais em contexto escolar: produzindo histórias em quadrinhos em Língua Inglesa

Thumbnail
Ver/
TESE TANIER BOTELHO DOS SANTOS.pdf (2.374Mb)
Fecha
2021-09-16
Autor
Santos, Tanier Botelho dos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
As práticas sociais estão em um processo de inovação, o que requer a busca por aprimoramento do trabalho pedagógico. A fim de contribuir com os professores de Língua Estrangeira, esta tese, com base na perspectiva da teoria fundamentada em dados (TFD), tem como analisar a influência dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em ambiente digital, durante a produção de HQ. Este estudo especificamente se propõe a: 1) identificar indícios de desenvolvimento da autonomia do aprendiz; 2) avaliar o nível de satisfação dos alunos com relação ao uso de ferramentas digitais na disciplina de LI. Para atingir tais objetivos, foram coletados dados com o auxílio de três instrumentos investigativos: questionário, notas de campo e HQ produzidas pelos alunos. Os dados coletados foram analisados de acordo com os procedimentos da TFD. A presente pesquisa transcorreu no primeiro semestre de 2017 e foi desenvolvida no contexto da disciplina de Língua Inglesa, em uma escola pública de Santa Maria – Rio Grande do Sul (RS), composta por 500 alunos, distribuídos entre Ensino Fundamental I e II. A referida escola possui duas turmas de 9º anos, no turno matutino, formadas por alunos com idades entre 13 e 15 anos. Ao todo, 48 alunos participaram desta pesquisa, dos quais 25 são da turma 9A e 23 da 9B. Da análise emergiram 6 (seis) pré-categorias e 4 (quatro) categorias globais: motivação, professor como mediador, aprendizagem mediada pela tecnologia e aquisição de vocabulário e gramática. Diante dos resultados obtidos neste estudo, percebeu-se um maior engajamento dos alunos com a produção textual em Língua Inglesa, bem como o aprimoramento de conhecimentos linguísticos, a partir da proposta do uso de ferramentas digitais em sala de aula, pois se observou a aquisição de novos vocabulários e o emprego de conhecimentos adquiridos em aula. Ademais, pôde-se constatar que o aprendizado é mais fácil e motivador quando exposto de maneiras diferentes ao aluno, levando em consideração o processo de aprendizagem individual de cada sujeito. Evidencia-se a importância não somente da existência das ferramentas digitais no contexto escolar, mas também a necessidade do professor planejar atividades que promovam o letramento dos alunos, em um ambiente interativo, contemplando práticas sociais mediadas pelo uso de ferramentas digitais.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17236
Colecciones
  • PPGL: Dissertações e Teses [303]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV