Efetividade do projeto de geração de demanda da cultivar de soja Brasmax Ataque I2X
Abstract
Há demanda crescente por alimentos devido ao aumento da população mundial, sobretudo vivendo em áreas urbanas, posiciona o Brasil na vanguarda como o celeiro do mundo na produção de alimentos. O aumento de competitividade e a crescente exigência dos produtores para a performance das cultivares de soja obriga as empresas cada vez serem mais assertivas no posicionamento e nas ações de marketing afim de promover as novas cultivares. O objetivo do presente estudo de caso foi avaliar a estratégia e a efetividade do projeto de geração de demanda da Sementes Oilema na safra 2022/2023 com relação a cultivar de soja 81IX82 RSF I2X (BRASMAX ATAQUE I2X). Na segunda safra, a estratégia de aumentar o número de produtores que testaram a cultivar, revelou-se assertiva. A boa performance da cultivar em campo, levou a altos índices de recompra da cultivar para a safra 2023/24 seja em produtores que cultivaram em nível comercial ou de teste de cultivares na safra anterior. Essa estratégia aliada a diferentes ações de marketing, tais como dias de campo, tour técnico e divulgação de resultados levou a um aumento de mais de 640% no volume de vendas da cultivar entre a segunda e a terceira safra, chegando a mais de 53.000 sacos vendidos da cultivar na Região Oeste do Estado da Bahia na safra 2023/2024. Concluiu-se que o índice de compra de sementes de soja da cultivar 81IX82 RSF I2X (BRASMAX ATAQUE I2X) para a safra 2023/24 por parte de produtores que semearam em nível de teste de cultivares e em nível comercial, indica que a estratégia foi assertiva e o posicionamento da cultivar correto, com bom desempenho em campo. A estratégia de aumentar o número de produtores que testaram em suas propriedades a cultivar em sua segunda safra foi assertiva. A boa performance e adaptação a região é imprescindível para aumentar o Market share da cultivar.