Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorLenz, Émerson Andrei
dc.date.accessioned2025-09-14T12:58:38Z
dc.date.available2025-09-14T12:58:38Z
dc.date.issued2023-08-28
dc.identifier.citationLENZ, Émerson Andrei. Efetividade do Projeto de Geração de Demanda da Cultivar de Soja Brasmax Ataque I2X. 2023. 43f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes. Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17404
dc.description.abstractThere is growing demand for food due to the increase in the world population, especially living in urban áreas, that places Brazil at the forefront as the breadbasket of the world in food production. The increase in competitiveness and the growing demand from farmers for the performance of soybean cultivars forces companies to be increasingly assertive in positioning and marketing actions in order to promote new cultivars. The goal of this case study was to evaluate the strategy and effectiveness of Sementes Oilema’s demand generation project in the 2022/23 season for the soybean cultivar 81IX82 RSF I2X (BRASMAX ATAQUE I2X). In the second season, the strategy of increase the farmers number who tested the soybean cultivar, proved to be assertive. The good field performance of the cultivar, led to high rates of purchases of the cultivar for the 2023/24 season, wheather in farmers who planted commercially or in testing fields of soybean cultivars in the previous season. This strategy combined with different marketing actions, such as field days, technical tour and show cultivar results led to na increase of mor than 640% in the sales volume of the cultivar between the second and third season, reaching more than 53,000 bags of the cultivar sold in the Western Region of the State of Bahia in the 2023/24 season. It was concluded that the purchase rate of soybean seeds of the 81IX82 RSF I2X (BRASMAX ATAQUE I2X) cultivar for the season 2023/24 by farmers who sowed at the cultivar test level and at the comercial level, indicates that the strategy was assertive and the positioning of the cultivar correct, with good performance in the field. The strategy of increasing the number of farmers who tested on their properties to cultivate in their second season was assertive. Good performance and adaptation to the region is essential to increase the Market share of the cultivar.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGlycine maxpt_BR
dc.subjectNova cultivarpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectNew cultivarpt_BR
dc.titleEfetividade do projeto de geração de demanda da cultivar de soja Brasmax Ataque I2Xpt_BR
dc.title.alternativeEffectiveness of the demand generation project for the soybean cultivar Brasmax Ataque I2Xpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-4471-8714pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8593868992316803pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4588786382435715pt_BR
dc.description.resumoHá demanda crescente por alimentos devido ao aumento da população mundial, sobretudo vivendo em áreas urbanas, posiciona o Brasil na vanguarda como o celeiro do mundo na produção de alimentos. O aumento de competitividade e a crescente exigência dos produtores para a performance das cultivares de soja obriga as empresas cada vez serem mais assertivas no posicionamento e nas ações de marketing afim de promover as novas cultivares. O objetivo do presente estudo de caso foi avaliar a estratégia e a efetividade do projeto de geração de demanda da Sementes Oilema na safra 2022/2023 com relação a cultivar de soja 81IX82 RSF I2X (BRASMAX ATAQUE I2X). Na segunda safra, a estratégia de aumentar o número de produtores que testaram a cultivar, revelou-se assertiva. A boa performance da cultivar em campo, levou a altos índices de recompra da cultivar para a safra 2023/24 seja em produtores que cultivaram em nível comercial ou de teste de cultivares na safra anterior. Essa estratégia aliada a diferentes ações de marketing, tais como dias de campo, tour técnico e divulgação de resultados levou a um aumento de mais de 640% no volume de vendas da cultivar entre a segunda e a terceira safra, chegando a mais de 53.000 sacos vendidos da cultivar na Região Oeste do Estado da Bahia na safra 2023/2024. Concluiu-se que o índice de compra de sementes de soja da cultivar 81IX82 RSF I2X (BRASMAX ATAQUE I2X) para a safra 2023/24 por parte de produtores que semearam em nível de teste de cultivares e em nível comercial, indica que a estratégia foi assertiva e o posicionamento da cultivar correto, com bom desempenho em campo. A estratégia de aumentar o número de produtores que testaram em suas propriedades a cultivar em sua segunda safra foi assertiva. A boa performance e adaptação a região é imprescindível para aumentar o Market share da cultivar.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementespt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Meneghello, Géri Eduardo
dc.subject.cnpq1AGRONOMIApt_BR
dc.subject.cnpq2FITOTECNIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem