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Professores de línguas em formação inicial e a constituição da identidade de professor-autor

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Dissertação_ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS.pdf (4.228Mb)
Fecha
2025-08-01
Autor
Santos, Aline Mackedanz dos
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Resumen
A formação inicial é um contexto bastante explorado pelos pesquisadores ao abordarem a identidade de professores de línguas. Isso acontece porque a formação inicial é um espaço propício para o desenvolvimento de saberes constituintes da identidade profissional (Dubar, 2005). A identidade do professor é formada por um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que recebe o nome de saber docente (Tardif, 2014). Neste saber docente, encontra-se a autoria docente de materiais didáticos, um saber experiencial estruturado por ao menos quatro elementos: afetividade, criticidade, intencionalidade pedagógica e fluência tecnológico-pedagógica (Alves, 2023). O professor precisa ter oportunidades de elaborar e/ou adaptar materiais didáticos para desenvolver e mobilizar os quatro elementos estruturantes da autoria e constituir a sua identidade de professor-autor. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é investigar a percepção da constituição identitária do professor-autor no contexto de formação inicial de professores de línguas da Universidade Federal de Pelotas. O público-alvo foram alunos do 4º e 8º semestres dos cursos de Licenciatura em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas e Letras - Português. Os projetos pedagógicos dos cursos e um questionário semiaberto foram utilizados para a coleta de dados. A análise documental foi utilizada para identificar as oportunidades de elaboração de materiais didáticos presentes nos currículos. Enquanto isso, a análise de conteúdo serviu para identificar os saberes estruturantes da autoria docente nas narrativas e, também, para compreender as percepções dos participantes quanto à própria autoria. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva qualitativa e envolveu os dados de vinte e oito participantes. Os resultados apontam a existência de espaços de autoria nos projetos pedagógicos investigados. Porém, enquanto a licenciatura dupla concentra esses momentos nas disciplinas de estágio, a licenciatura simples dilui as oportunidades ao longo do curso. Ademais, percebeu-se que todos os participantes mobilizam algum dos quatro saberes estruturantes da autoria docente, sendo a intencionalidade pedagógica e a fluência tecnológico-pedagógica os mais presentes nas narrativas. Por fim, os resultados ainda mostram a existência de professores-autores entre os participantes, mas uma baixa identificação dos professores em formação com este papel. Desta forma, este estudo busca contribuir para as discussões relacionadas ao desenvolvimento da identidade docente, em especial à identidade de professor-autor, na formação inicial de professores de línguas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17690
Colecciones
  • PPGL: Dissertações e Teses [299]

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