• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ácidos e bases: um mapeamento histórico e epistemológico dos conceitos

Thumbnail
Ver/
dissertacao_guilherme_brahm_santos.pdf (1.806Mb)
Fecha
2025-08-20
Autor
Santos, Guilherme Brahm dos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que foi dividida em três artigos organizados a partir do objetivo da pesquisa, que é investigar como se deu a construção dos conceitos que originaram a noção de ácidos e bases que é ensinada nos cursos da Educação Básica e Superiores atualmente no contexto brasileiro. Sendo assim, é possível assumir que esta dissertação demonstra que a mediação didática dos conceitos de ácidos e bases em livros do Ensino Médio e Superior opera mediante seleções, hierarquizações e simplificações que, embora pedagogicamente necessárias, geram distorções epistemológicas significativas. Desta forma, há discussões neste texto que demonstram um certo apagamento das rupturas históricas e ontológicas inerentes à construção científica, substituídas por narrativas lineares (Arrhenius → Bronsted-Lowry → Lewis) que dificultam a compreensão da natureza dinâmica do conhecimento, promovendo a criação de obstáculos epistemológicos bachelardianos. No Ensino Médio predomina uma abordagem fenomenológica centrada em Arrhenius, enquanto no Superior há hegemonia de Bronsted-Lowry com formalismo simbólico, mas ambos marginalizam a ontologia de processos de Lewis. Essas escolhas perpetuam concepções alternativas e descontextualizam aplicações relevantes. Sendo assim, foi possível evidenciar que uma mediação didática responsável deve transformar rupturas históricas em ferramentas pedagógicas, articulando teorias como respostas a problemas específicos, integrar dialeticamente macroscópico, submicroscópico e simbólico, e vincular conceitos a contextos reais.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18058
Colecciones
  • PPGQ: Dissertações e Teses [248]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV