• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental: reflexões em torno do ensino de Matemática na cidade de Santana da Boa Vista, RS

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Gabriela da Silva Campos da Rosa de Moraes.pdf (783.3Kb)
Date
2025-02-27
Author
Moraes, Gabriela da Silva Campos da Rosa de
Metadata
Show full item record
Abstract
Nesta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), tem-se como objetivo geral analisar, por meio de narrativas, as percepções e experiências dos professores de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental da cidade de Santana da Boa Vista, Rio Grande do Sul, visando compreender os desafios do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental p. Nessa etapa, verifica-se um quadro de mudanças na estrutura curricular proposta aos discentes de modo que inferimos o que dizem os professores sobre suas experiências adquiridas ao ensinar Matemática para esses alunos no sexto ano. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, tendo como, materiais investigativos entrevistas semiestruturadas com quatro professores licenciados em Matemática que lecionam nos Anos Finais no município de Santana da Boa Vista, RS, sendo que foi realizado um levantamento das pesquisas que tratavam sobre a transição dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para os Anos Finais do Ensino Fundamental nos últimos anos e, partir das entrevistas realizadas e do material das pesquisas encontrados, foi colocado em discussão na análise dessa pesquisa. O método de análise da pesquisa está fundamentado a partir do campo da Educação Matemática.Todavia, para entender as principais categorias de análise que emergem das narrativas dos entrevistados, é fundamental perceber a memória como produtora de significados e sentidos. Nesse processo destacam-se elementos que são recorrentes e por isso devem ser observados com maior atenção. Outro aspecto a ser evidenciado é a capacidade de força enunciada, ou seja, enunciados que mesmo singulares se destacam dentro do contexto por sua intensidade. Com base no material produzido da fala dos colaboradores e nas pesquisas realizadas, as análises destacam os principais desafios enfrentados pelos professores de Matemática do 6º ano durante a transição dos alunos dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Segundo os entrevistados, essa mudança exige a compreensão de múltiplas dimensões do processo educativo. Esse período de transição é particularmente crítico, pois os alunos precisam lidar não apenas com o aumento da complexidade dos conteúdos matemáticos, mas também com uma transformação na abordagem pedagógica e nas expectativas acadêmicas. Essa nova etapa demanda dos docentes estratégias eficazes para facilitar a adaptação dos estudantes e garantir um aprendizado contínuo e significativo. Conclui-se que os docentes necessitam de formações específicas para atuarem na transição dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para os Anos Finais do Ensino Fundamental principalmente no componente curricular de Matemática, porque há mudanças significativas na abordagem pedagógica, no nível de abstração dos conteúdos e nas competências esperadas dos alunos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18100
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [91]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV