A transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental: reflexões em torno do ensino de Matemática na cidade de Santana da Boa Vista, RS
Abstract
Nesta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), tem-se como
objetivo geral analisar, por meio de narrativas, as percepções e experiências dos
professores de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental da cidade de Santana
da Boa Vista, Rio Grande do Sul, visando compreender os desafios do 5º ano para
o 6º ano do Ensino Fundamental p. Nessa etapa, verifica-se um quadro de mudanças
na estrutura curricular proposta aos discentes de modo que inferimos o que dizem
os professores sobre suas experiências adquiridas ao ensinar Matemática para
esses alunos no sexto ano. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, tendo
como, materiais investigativos entrevistas semiestruturadas com quatro professores
licenciados em Matemática que lecionam nos Anos Finais no município de Santana
da Boa Vista, RS, sendo que foi realizado um levantamento das pesquisas que
tratavam sobre a transição dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para os Anos
Finais do Ensino Fundamental nos últimos anos e, partir das entrevistas realizadas
e do material das pesquisas encontrados, foi colocado em discussão na análise
dessa pesquisa. O método de análise da pesquisa está fundamentado a partir do
campo da Educação Matemática.Todavia, para entender as principais categorias de
análise que emergem das narrativas dos entrevistados, é fundamental perceber a
memória como produtora de significados e sentidos. Nesse processo destacam-se
elementos que são recorrentes e por isso devem ser observados com maior atenção.
Outro aspecto a ser evidenciado é a capacidade de força enunciada, ou seja,
enunciados que mesmo singulares se destacam dentro do contexto por sua
intensidade. Com base no material produzido da fala dos colaboradores e nas
pesquisas realizadas, as análises destacam os principais desafios enfrentados pelos
professores de Matemática do 6º ano durante a transição dos alunos dos Anos
Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Segundo os entrevistados, essa
mudança exige a compreensão de múltiplas dimensões do processo educativo. Esse
período de transição é particularmente crítico, pois os alunos precisam lidar não
apenas com o aumento da complexidade dos conteúdos matemáticos, mas também
com uma transformação na abordagem pedagógica e nas expectativas acadêmicas.
Essa nova etapa demanda dos docentes estratégias eficazes para facilitar a
adaptação dos estudantes e garantir um aprendizado contínuo e significativo.
Conclui-se que os docentes necessitam de formações específicas para atuarem na
transição dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para os Anos Finais do Ensino
Fundamental principalmente no componente curricular de Matemática, porque há
mudanças significativas na abordagem pedagógica, no nível de abstração dos
conteúdos e nas competências esperadas dos alunos.

