| dc.creator | Silva, Richéle Timm dos Passos da | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T00:18:19Z | |
| dc.date.available | 2025-10-21T00:18:19Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.identifier.citation | SILVA, Richéle Timm dos Passos da. Patologias sociais e interfaces com a educação: contribuições de Honneth e as patologias da razão para pensar a formação docente. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 2178-079X | |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18191 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho discute, a partir da Teoria Crítica e da Filosofia Social de Axel Honneth, a questão das patologias sociais como decorrentes do uso deformado da razão. Aborda os conceitos honnethianos de modo transversal às questões sociais e educacionais. Propõe refletir a formação docente com base na teoria de Honneth sobre patologias sociais e ainda traz as patologias socioeducacionais como uma possibilidade conceitual a ser considerada como decorrentes de formações educacionais e pedagógicas oriundas de modelos de racionalidades unilaterais, monoculturais e instrumentalizadoras. Deste modo, discute a formação docente buscando apontar como os modelos de racionalidade vigentes nas instituições de ensino superior contribuem para a reprodução de patologias sociais. O trabalho contribui para o campo da educação e a formação docente ao apresentar o conceito de 'patologias socioeducacionais' e ao propor uma reestruturação dos modelos universitários a partir de uma nova concepção de racionalidade, mais ética e política. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Patologia social | pt_BR |
| dc.subject | Racionalidades | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.title | Patologias sociais e interfaces com a educação: contribuições de Honneth e as patologias da razão para pensar a formação docente | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |