Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Richéle Timm dos Passos da
dc.date.accessioned2025-10-21T00:18:19Z
dc.date.available2025-10-21T00:18:19Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationSILVA, Richéle Timm dos Passos da. Patologias sociais e interfaces com a educação: contribuições de Honneth e as patologias da razão para pensar a formação docente.pt_BR
dc.identifier.issn2178-079X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18191
dc.description.abstractEste trabalho discute, a partir da Teoria Crítica e da Filosofia Social de Axel Honneth, a questão das patologias sociais como decorrentes do uso deformado da razão. Aborda os conceitos honnethianos de modo transversal às questões sociais e educacionais. Propõe refletir a formação docente com base na teoria de Honneth sobre patologias sociais e ainda traz as patologias socioeducacionais como uma possibilidade conceitual a ser considerada como decorrentes de formações educacionais e pedagógicas oriundas de modelos de racionalidades unilaterais, monoculturais e instrumentalizadoras. Deste modo, discute a formação docente buscando apontar como os modelos de racionalidade vigentes nas instituições de ensino superior contribuem para a reprodução de patologias sociais. O trabalho contribui para o campo da educação e a formação docente ao apresentar o conceito de 'patologias socioeducacionais' e ao propor uma reestruturação dos modelos universitários a partir de uma nova concepção de racionalidade, mais ética e política.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPatologia socialpt_BR
dc.subjectRacionalidadespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titlePatologias sociais e interfaces com a educação: contribuições de Honneth e as patologias da razão para pensar a formação docentept_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem