Desenvolvimento conceitual de um veículo autônomo elétrico para uso em unidades agrícolas de escala familiar
Resumen
As propriedades rurais familiares no Brasil se caracterizam por serem pequenas
unidades agrícolas responsáveis pela segurança alimentar da população nas
regiões próximas a sua localização, e ainda, possibilitarem a geração de renda
para incentivar a fixação do homem no campo. No entanto, a ausência de
implementos e máquinas ergonomicamente adequados, além de causar baixa
produtividade no desempenho das atividades agrícolas, afeta diretamente o
bem-estar do agricultor, sendo um dos motivos principais pelos quais as
pessoas, especialmente os jovens, procuram melhores oportunidades nos
grandes centros industriais, evitando o rigor e a dureza do trabalho no campo.
Em vista disso, desenvolveu-se o projeto conceitual de um veículo autônomo
com propulsão por energia elétrica para utilização em unidades agrícolas
familiares com o objetivo de pesquisar, gerar, avaliar e selecionar soluções de
engenharia que atendam às necessidades dos clientes envolvidos no ciclo de
vida do produto. A metodologia de desenvolvimento de produtos aplicada,
permitiu a realização do projeto em duas fases, informacional e conceitual. Na
fase informacional, foram listadas 26 necessidades de clientes obtidas junto aos
agricultores familiares da região, professores, técnicos e pesquisadores.
Posteriormente, as necessidades foram analisadas, desdobradas e
hierarquizadas em requisitos de projeto através da aplicação do diagrama de
Mudge e a Casa da Qualidade. Como resultado parcial, se estabeleceram 22
especificações com seus valores alvo. Na fase conceitual, se desenvolveu uma
estrutura funcional com a finalidade de se contar com um sistema para o
deslocamento e posicionamento autônomo do veículo no campo, sendo
conformada por quatro subfunções: fonte de energia, sistema de controle e
orientação, módulo de tração e módulo de direção. A escolha e o desenho dos
princípios de solução que conformam as subfunções foram baseadas em
patentes e máquinas desenvolvidas por empresas e universidades,
especialmente na Europa. Finalmente, se criaram dois princípios de solução
totais em conjunto com três concepções de veículos projetados em Solidworks.
Como resultado, foi selecionada a concepção número um, a qual apresenta um
sistema de tração e direção elétrico independente para cada roda, receptor GPS
e sensores ultrassônicos embarcados para seu posicionamento, carregamento
on-grid e auxiliar por painel solar e um desenho estrutural de baixo custo, leve e
regulável para sua adaptabilidade a diferentes tipos de layouts de culturas. O
trabalho apresentado, devido ao seu caráter multidisciplinar, oferece
oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas associadas aos
subsistemas do veículo, possibilitando futuramente melhorias na concepção
proposta inicialmente.

