| dc.creator | Martins, Marcos Aurélio da Silva | |
| dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
| dc.creator | Gonçalves, Patricia Michie Umetsubo | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-12T13:39:26Z | |
| dc.date.available | 2025-12-12T13:39:26Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Marcos Aurélio da Silva; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; GONÇALVES, Patricia Michie Umetsubo. Aspectos importantes na produção de vídeos para o ensino de matemática: um exemplo com a história das três partes. In: In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – EGEM, 15., 2021, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18999 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade realizar uma discussão a respeito de aspectos importantes que devem ser levados em consideração principalmente por professores e também por alunos para a produção de vídeos pedagógicos de Matemática. Falamos sobre a natureza da ideia matemática, a criatividade e a imaginação e ainda a qualidade artística e tecnológica. Dos aspectos técnicos, citamos a edição, o enquadramento, a decupagem, a narrativa, o roteiro e o ensaio. O texto aborda um breve resultado geral de duas disciplinas que foram cursadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sendo a primeira delas intitulada Laboratório de Produção de Vídeos Pedagógicos, e a segunda, Tecnologias e Educação Matemática I. Como metodologia deste artigo apresenta-se um vídeo produzido utilizando o aplicativo Picpac, o resultado final é uma adaptação do livro As Três Partes. Os resultados até aqui são esperados, com previsão de aplicação do vídeo em sala de aula com os alunos em 2022. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | UFPel | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Educação a distância (EAD) | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
| dc.subject | Produção de vídeos | pt_BR |
| dc.title | Aspectos importantes na produção de vídeos para o ensino de matemática: um exemplo com a história das três partes | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |