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dc.contributor.advisorCaldas, Nádia Velleda
dc.creatorAltemburg, Shirley Grazieli Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-14T15:46:44Z
dc.date.available2016-09-14
dc.date.available2016-09-14T15:46:44Z
dc.date.issued2014-02-11
dc.identifier.citationALTEMBURG, Shirley G. Nascimento. A comida invisível: Representações sociais sobre a alimentação escolar entre a comunidade escolar e os agricultores familiares na região de Pelotas, RS. 2013. 207f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2998
dc.description.abstractThe last ten years decade coincide with important changes in public policies of Brazil, with emphasis on the creation of programs aimed at the social consumption that ensures the purchase of products from family farming and, especially, the provision of healthy food to children from public schools. This is the case of the School Feeding National Program (PNAE in Portuguese), whose emphasis is to conciliate food education for students who attend the public teaching network and market access for family farmers. Facing this scenario the thesis on screen is about the social representations concerning school feeding, from food produced by family farmers in the region of Pelotas, RS. The study was centered on understanding how are given the unfoldings of PNAE which aim to ensure food and nutrition security in the municipalities of Canguçu, Cerrito and São Lourenço do Sul. In order to embrace it we conducted an eminently qualitative research by conducting focal groups in six schools of the municipal network, with students from rural and urban area, as well as in-depth interviews with 42 actors enrolled with the program (family farmers, city managers, school servants, MDA delegate, and EMATER technician). The collected data were analyzed through Content Analysis methodology with the aid of the software QRS NVIVO10. Among the main results is the lack of importance given to school feeding inside the schools, a fact that reinforces the rates of nutritional transition and aggravates the dangers caused by poor diet. One clearly perceives that the operationalization of the program is tied directly to the interest of public managers and the understanding that their actions should happen in a joint and cross-sectional way. The results also demonstrate that this program has become a potential tool to ensure food and nutrition security. However, the social representations around the value of a healthy eating and of ecological family farming production need to be incorporated beyond discourses into practices that ensure effective operationalization of this important program.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.subjectProdução agrícola familiar agroecológicapt_BR
dc.subjectMercados institucionaispt_BR
dc.titleA comida invisível: representações sociais sobre a alimentação escolar entre a comunidade escolar e os agricultores familiares na região de Pelotas, RSpt_BR
dc.title.alternativeThe invisibe food: social representations about ecological school feeding between school community and family farmers in the region of Pelotas, RSpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8613416285790989pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5647353512393109pt_BR
dc.description.resumoOs últimos dez anos coincidem com importantes mudanças nas políticas públicas do Brasil, com especial destaque para a criação de programas voltados ao consumo social que visam assegurar a compra de produtos da agricultura familiar, assim como, o fornecimento de uma alimentação saudável às crianças de escolas públicas. Esse é o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cuja ênfase recai em conciliar a educação alimentar para os alunos que frequentam a rede pública de ensino e o acesso ao mercado para os agricultores familiares. Diante deste cenário a tese em tela versa sobre as representações sociais em torno da alimentação escolar, a partir de alimentos produzidos por agricultores familiares na região sul do RS. O estudo esteve centrado em compreender como se dão os desdobramentos do PNAE que visa garantir a segurança alimentar e nutricional nos municípios de Canguçu, Cerrito e São Lourenço do Sul. Para dar conta disto realizamos uma pesquisa eminentemente qualitativa através da realização de grupos focais em seis escolas da rede municipal, com alunos da zona rural e urbana, bem como, entrevistas em profundidade com 42 atores envolvidos com o programa (agricultores familiares, gestores municipais, servidores escolares, representante do MDA e técnicos da EMATER). Os dados coletados a campo entre os anos de 2011 e 2013 foram analisados através da metodologia de Análise de Conteúdo com auxilio do software QRS NVIVO10. Dentre os principais resultados está constatação da falta de importância dada à alimentação escolar dentro das escolas, fato que reforça os índices de transição nutricional agravando os perigos causados por uma alimentação inadequada. Percebe-se claramente que a operacionalização do programa está atrelada diretamente ao interesse dos gestores públicos e o entendimento de que as ações do mesmo devem acontecer de forma conjunta e transversal. Os resultados ainda demonstram que este programa tem se tornado uma ferramenta em potencial para garantir a segurança alimentar e nutricional dos educandos. Todavia, as representações sociais em torno de uma “comida boa” nem sempre correspondem aos preceitos de uma alimentação saudável, o que nos parece evidenciar a necessidade de aperfeiçoamento desta política pública.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Agronomia Eliseu Macielpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiarpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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