Tramando sonhos: infâncias e representações.
Resumen
Esta dissertação busca acessar e permitir a reflexão sobre as representações oníricas infantis e as múltiplas formas que as crianças possuem de ver e entender o mundo. Possui como objetivos: ampliar nossos conhecimentos sobre o universo de significados e representações infantis, focando-se nos sonhos e no princípio de esperança; dialogar com os estudos culturais críticos, visando o lugar de infância enquanto uma crítica da cultura; e por fim, pensar a escrita de pesquisa nas infâncias enquanto um exercício de alteridade. O sonho é compreendido enquanto sonho acordado e crítica da cultura a partir das contribuições de Walter Benjamin (2006), como esperança baseada em Ernst Bloch (2005), e ainda, como devaneio de acordo com Gaston Bachelard (1985). Por meio das contribuições da sociologia da infância (SARMENTO 2005), evidencio a criança como produtora de conhecimentos
e de cultura, e assumo a poética como eixo de tradução das culturas das infâncias (BUSSOLETTI, 2007). Parto de uma abordagem de pesquisa através dos pressupostos da etnografia surrealista (CLIFFORD, 2008), possuindo o filtro dos sonhos como elemento de aproximação do universo infantil. A partir de uma escrita em fragmentos (BENJAMIN, 2006), penso a montagem como um desvio possível, que me permite transitar por uma escrita e experiência poética das infâncias. Tomando as infâncias e os sonhos enquanto um momento de reflexividade, as representações se revelam como testemunhos de uma cultura, despertam e evidenciam o mal-estar cultural em que vivemos.
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