dc.creator | Nogueira, Neslei Noguez | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-19T14:47:16Z | |
dc.date.available | 2019-07-19T14:47:16Z | |
dc.date.issued | 2018-08-31 | |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Neslei Noguez. Interdisciplinaridade: Uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4575 | |
dc.description.abstract | This work studies the presence of the concepts of Interdisciplinarity in the National Curricular Guidelines for High School and in the National Curricular Parameters for High School, in order to understand the conceptions, approaches and trends of Interdisciplinarity present in the texts of the documents that regulate the Brazilian education. The methodology used is a documentary analysis bearing in mind some principles of Content Analysis. We searched for the words Interdiscipinarity and interdisciplinary in the selected documents. The excerpts that contained the terms sought were categorized into analysis dimensions, in agreement with the definitions of Interdisciplinarity elaborated by the scholars: Piaget (1972), Japiassú (1976), Farm (1979), Gusdorf (1995), Lenoir and Larose (1998), Morin (2005; 2007) and D'Ambrósio (2005; 2011), who undertake their efforts to study this theme. The dimensions of analysis were examined and interpreted. From the analysis of these dimensions, it was evidenced that in a single document there are different conceptions about what Interdisciplinarity is. Such heterogeneity between the definitions and perspectives that originate them contributes to the belief in the idea that the theme of interdisciplinarity is polysemic and controversial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | DCNEM | pt_BR |
dc.subject | PCNEM | pt_BR |
dc.subject | Análise documental | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Documentary analysis | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade: uma análise das diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Interdisciplinarity: An Analysis of the National Curricular Guidelines for High School and the National Curricular Parameters for High School. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4385887490731340 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866864802999230 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho estuda a presença dos conceitos de Interdisciplinaridade nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, com vistas a compreender as concepções, as abordagens e as tendências de Interdisciplinaridade, presentes nos textos dos documentos que regulamentam a educação brasileira. A metodologia utilizada é a Análise Documental tendo em vista alguns princípios da Análise de Conteúdo. Foram realizadas buscas nos documentos selecionados das palavras Interdisciplinaridade e interdisciplinar. Os excertos que continham os termos procurados foram categorizados em dimensões de análise, de acordo com as definições de Interdisciplinaridade elaboradas pelos estudiosos: Piaget (1972), Japiassú (1976), Fazenda (1979), Gusdorf (1995), Lenoir e Larose (1998), Morin (2005; 2007) e D‘Ambrósio (2005; 2011), os quais empreendem seus esforços ao estudo dessa temática. As dimensões de análise foram examinadas e interpretadas. Da análise dessas dimensões, ficou evidenciado que em um único documento há concepções distintas acerca do que vem a ser a Interdisciplinaridade. Tal heterogeneidade entre as definições e as perspectivas que as originam, contribui para a crença na ideia de que a temática da Interdisciplinaridade é polissêmica e polêmica. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Denise Nascimento | pt_BR |