Mostrar registro simples

dc.creatorConrado, Gabriela Dutra Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-19T14:49:11Z
dc.date.available2019-07-19T14:49:11Z
dc.date.issued2019-03-13
dc.identifier.citationCONRADO, Gabriela Dutra Rodrigues. Experiências de si: formas de fazer cotidiano em sala de aula. 2019. 120f. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4580
dc.description.abstractThe following text presents a research on experiences of the self of twenty-one ninth grade students from Middle School in the periphery of Pelotas-RS. This study is theoretically supported by Michel de Certeau’s ideas about quotidian and about the concept of ethnomathematics studied by the Interinstitutional Research Group in Mathematics Education (GIPEMS/UNISINOS), seeking to comprehend how to articulate quotidian and school mathematics in the curriculum of Middle School final years. This way, pedagogical activities were conducted in order to build an educational experience prioritizing the students’ culture. We used the word experience in the sense adopted by Jorge Larossa, discussing it in three dimensions: optical, discursive and juridical. The experiences of the self of the students were analyzed through language games of the subjects, highlighting the subjectivity and power relations in the neighborhood and inside the mathematics classroom. For this, Ludwig Wittgenstein’s mature-phase work was essential. The experiences of the self show that the students seek to understand the power relations in which they are involved, they create knowledge to survive the dominant order in the neighborhood and are alert to opportunities to gain advantages in the space where they live and in the mathematics classroom. The experiences also point to the constitution of subjectivity through a hierarchical perception of school knowledge compared to other types of knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectExperiência de sipt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectExperience of the selfpt_BR
dc.subjectQuotidianpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleExperiências de si: formas de fazer cotidiano em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeExperiences of the self: how to make quotidian inside classroomspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6037679839445281pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7950804967345359pt_BR
dc.description.resumoO presente texto apresenta uma pesquisa sobre experiências de si de vinte e um estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na periferia do município de Pelotas-RS. O estudo fez aproximações com o pensamento de Michel de Certeau sobre cotidiano e com a concepção Etnomatemática trabalhada pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS/UNISINOS), buscando compreender como articular cotidiano e Matemática Escolar no currículo dos anos finais da Educação Básica. Para tanto, foram realizadas atividades pedagógicas com o intuito de construir uma experiência educativa que priorize a cultura dos/as estudantes. Utilizamos a expressão experiência no sentido adotado por Jorge Larrosa, discutindo-a em três dimensões: ótica, discursiva e jurídica. As experiências de si dos/as estudantes foram analisadas a partir dos jogos de linguagem dos sujeitos escolares, evidenciando as subjetividades e relações de poder no bairro e na sala de aula de matemática, para isso a obra de Ludwig Wittgenstein foi fundamental. As experiências de si mostram que os/as estudantes buscam compreender as relações de poder nas quais estão envolvidos, criam saberes para sobreviver à ordem dominante no bairro e estão atentos às oportunidades para ganhar vantagens no espaço onde vivem e na sala de aula de matemática. As experiências apontam ainda para a constituição de subjetividades a partir de uma percepção hierárquica dos saberes escolares em relação a outras formas de saber.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Márcia Souza dapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples