Déficit/deficiência intelectual e suas relações com a educação matemática: uma análise de pesquisas acadêmicas.
Resumo
Este trabalho versa sobre a Educação Inclusiva em prol de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sob o enfoque da Educação Matemática. Nesta dissertação será abordado um Estado do Conhecimento sobre pesquisas acadêmicas com relação ao Déficit/Deficiência Intelectual e a Educação Matemática. Temos nesta investigação de caráter qualitativo, no qual se pretende responder a pergunta norteadora: O que apontam as pesquisas acadêmicas produzidas a partir dos anos 2000 sobre o Déficit/Deficiência Intelectual com relação à Educação Matemática. Os referenciais concentram-se focados em Prieto (2006), Pletsch (2010), Mantoan (2006) e Marchesi (2004), entre outros que auxiliam nas discussões teóricas. Conclui-se que as pesquisas acadêmicas indicam o uso de recursos pedagógicos diferenciados do “quadro-giz” como método de trabalho com alunos com Déficit Intelectual e que ainda há necessidade de publicações ligadas ao assunto da Educação Matemática relacionada ao Déficit Intelectual.
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