Mostrar registro simples

dc.creatorPereira, Lidiane Macielpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-19T14:49:37Z
dc.date.available2019-07-19T14:49:37Z
dc.date.issued2019-03-25
dc.identifier.citationPEREIRA, Lidiane Maciel. Déficit/Deficiência Intelectual e suas relações com a Educação Matemática: uma análise de pesquisas acadêmicas. 2019. 76f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4581
dc.description.abstractThis work deals with Inclusive Education for the benefit of students with Special Educational Needs, especially with Intellectual Deficit/Deficiency, under the focus of Mathematics Education. In this dissertation, a State of Knowledge will be approached about academic research regarding Intellectual Deficit/Deficiency and Mathematics. In this research of a qualitative nature, we intend to answer the guiding question: What do the academic researches produced from the years 2000 on the Intellectual Deficit/Deficiency with respect to Mathematical Education indicate? The references focus on Prieto (2006), Pletsch (2010), Mantoan (2006) and Marchesi (2004), among others that help in the theoretical discussions. It is concluded that academic research indicates the use of differentiated pedagogical resources of the "chalkboard" as classroom practice with students with Intellectual Deficit and that, still, there is a need for publications related to the subject of Mathematics Education related to Intellectual Deficit.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDéficit intelectualpt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPesquisas acadêmicaspt_BR
dc.subjectIntellectual deficitpt_BR
dc.subjectIntellectual deficiencypt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectAcademic researchpt_BR
dc.titleDéficit/deficiência intelectual e suas relações com a educação matemática: uma análise de pesquisas acadêmicas.pt_BR
dc.title.alternativeDeficit/Intellectual Deficiency and its relations with Mathematics Education: an analysis of academic researchpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2698625417156978pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2144446854611974pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre a Educação Inclusiva em prol de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sob o enfoque da Educação Matemática. Nesta dissertação será abordado um Estado do Conhecimento sobre pesquisas acadêmicas com relação ao Déficit/Deficiência Intelectual e a Educação Matemática. Temos nesta investigação de caráter qualitativo, no qual se pretende responder a pergunta norteadora: O que apontam as pesquisas acadêmicas produzidas a partir dos anos 2000 sobre o Déficit/Deficiência Intelectual com relação à Educação Matemática. Os referenciais concentram-se focados em Prieto (2006), Pletsch (2010), Mantoan (2006) e Marchesi (2004), entre outros que auxiliam nas discussões teóricas. Conclui-se que as pesquisas acadêmicas indicam o uso de recursos pedagógicos diferenciados do “quadro-giz” como método de trabalho com alunos com Déficit Intelectual e que ainda há necessidade de publicações ligadas ao assunto da Educação Matemática relacionada ao Déficit Intelectual.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Hoffmann, Daniela Stevaninpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples