Participação em redes e dificuldades na comercialização dos empreendimentos de economia solidária rurais no Brasil
Resumo
Este trabalho tem por objetivo principal verificar se os empreendimentos de Economia Solidária que participam de rede possuem menos dificuldades na comercialização que aqueles que não participam de rede. Para realização deste trabalho, analisaram-se dados secundários obtidos no banco de dados do Sistema de Informações em Economia Solidária (SIES), o qual continha um total de 19.708 empreendimentos, sendo 9.722 classificados como empreendimentos de Economia Solidária Rurais no Brasil. O banco de dados existente é composto por 171 questões, das quais foram analisadas 14 questões, uma vez que as demais não fazem parte do objetivo do trabalho. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, análise de Qui-quadrado e Teste de diferença de média (TestT). Contatou-se que o fato de os empreendimentos participarem ou não de rede mostra de forma significativa, que sim está associado ter mais dificuldades na comercialização. De acordo com os dados analisados neste estudo, a participação em rede representa 15,3%, isto ressalta que 84,7% apresentam mais dificuldades na comercialização. As principais dificuldades na comercialização foram: falta de capital de giro, custo elevado de transporte e precariedade das estradas para o escoamento da produção. Descobriu-se que a venda é prioritariamente para o consumidor final e que a maioria dos empreendimentos é formada predominantemente por adultos, tendo em média 17 pessoas envolvidas em cada empreendimento.
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