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dc.creatorNolasco, Fernanda da Silva
dc.date.accessioned2020-02-03T12:52:50Z
dc.date.available2020-02-03T12:52:50Z
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.citationNOLASCO, Fernanda da Silva. Participação em redes e dificuldades na comercialização dos empreendimentos de economia solidária rurais no Brasil. 2019. 57f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e Faculdade de Administração e Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4962
dc.description.abstractThe main objective of this paper is to verify if the Solidarity Economy enterprises that participate in networks have fewer difficulties in marketing than those that do not participate in networks. For this work, we analyzed secondary data obtained from the database of the Solidarity Economy Information System (SIES), which contained 19,708 enterprises, of which 9,722 were classified as Rural Solidary Economy enterprises in Brazil. The existing database consists of 171 questions, of which 14 questions were analyzed, since the others are not part of this work’s objective. The data were analyzed through descriptive statistics, chi-square analysis and mean difference test.It was found that the fact that the projects participate or not in the network shows significantly that yes is associated with more difficulties in marketing.The main difficulties in commercialization were lack of capital and turnover, high cost of transportation and precariousness of the roads for the production flow. It was found that the sale is primarily for the final consumer and that most of the projects are formed predominantly by adults, with an average of 17 people involved in each project.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento territorialpt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectFormação de redespt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectCommercializationpt_BR
dc.subjectNetworkingpt_BR
dc.titleParticipação em redes e dificuldades na comercialização dos empreendimentos de economia solidária rurais no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeParticipation in networks and commercialization difficulties of rural solidarity economy enterprises in Brazilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5784698133421542pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9403954797583917pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal verificar se os empreendimentos de Economia Solidária que participam de rede possuem menos dificuldades na comercialização que aqueles que não participam de rede. Para realização deste trabalho, analisaram-se dados secundários obtidos no banco de dados do Sistema de Informações em Economia Solidária (SIES), o qual continha um total de 19.708 empreendimentos, sendo 9.722 classificados como empreendimentos de Economia Solidária Rurais no Brasil. O banco de dados existente é composto por 171 questões, das quais foram analisadas 14 questões, uma vez que as demais não fazem parte do objetivo do trabalho. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, análise de Qui-quadrado e Teste de diferença de média (TestT). Contatou-se que o fato de os empreendimentos participarem ou não de rede mostra de forma significativa, que sim está associado ter mais dificuldades na comercialização. De acordo com os dados analisados neste estudo, a participação em rede representa 15,3%, isto ressalta que 84,7% apresentam mais dificuldades na comercialização. As principais dificuldades na comercialização foram: falta de capital de giro, custo elevado de transporte e precariedade das estradas para o escoamento da produção. Descobriu-se que a venda é prioritariamente para o consumidor final e que a maioria dos empreendimentos é formada predominantemente por adultos, tendo em média 17 pessoas envolvidas em cada empreendimento.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Turismopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Agronomia Eliseu Macielpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Canever, Mario Duarte


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