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dc.creatorCamargo, Taíne Alexandra Ramires
dc.date.accessioned2020-02-03T12:52:56Z
dc.date.available2020-02-03T12:52:56Z
dc.date.issued2019-09-30
dc.identifier.citationCAMARGO, Taíne Alexandra Ramires. Educação ambiental e valores na escola como elementos para pensar o desenvolvimento territorial. Orientadora: Luciara Bilhalva Corrêa. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) – Faculdade de Administração e de Turismo/Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4963
dc.description.abstractFaced with the scenario of environmental degradation, Environmental Education (EA) arises to promote awareness and understanding of the events of nature degradation; the exaggerated use of the planet's natural resources and the need to change attitudes and values for the environment. Through EA it is possible to work with pedagogical strategies for environmental awareness, especially with children and young people in schools. Human values education, also represents an important educational environment, aims to rescue values that are extremely relevant for the formation of the individual character and the exercise of citizenship. From this context, the present study aims to develop educational practices in human valuesbased EE, which contribute to the environmental awareness process of students of the second school year of a Public School, located in the south of Rio Grande do Sul State. As a methodological approach, a qualitative research was developed, using as an instrument of data collection the interview and the action research, in order to promote the transformation of environmental values through joint actions. The activities were developed with the class during seven meetings held at the school, the students were receptive and participative during the process, contributing satisfactorily to the completion of the work.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento territorialpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectConscientização ambientalpt_BR
dc.subjectEducação em valores humanospt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.subjectEducation in human valuespt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.titleEducação ambiental e valores na escola como elementos para pensar o desenvolvimento territorialpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and human values at school as elements for thinking territorial developmentpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3070494475970768pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0976948866231388pt_BR
dc.description.resumoDiante do cenário de degradação ambiental, a Educação Ambiental (EA) surge para promover a sensibilização e compreensão dos acontecimentos de degradação da natureza; da exacerbada utilização dos recursos naturais do planeta e da necessidade de mudança de atitudes e valores em prol ao meio ambiente. Através da EA é possível trabalhar estratégias pedagógicas para a conscientização ambiental, principalmente com crianças e jovens nas escolas. A Educação em Valores Humanos, também representa um importante meio educacional, tem por finalidade fortalecer valores que são de extrema relevância para a formação do caráter do indivíduo e o exercício da cidadania. A partir desse contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver práticas educativas em EA baseada nos valores humanos, que contribuam para o processo de conscientização ambiental de alunos do segundo ano escolar de uma Escola Pública, localizada no sul do Estado do Rio Grande do Sul. Como aporte metodológico foi desenvolvido uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista e a pesquisa-ação, no intuito de promover a transformação de valores ambientais a partir de ações conjuntas. As Atividades foram desenvolvidas junto à turma durante sete encontros realizados na escola, os alunos mostraram-se receptivos e participativos durante o processo, contribuindo de forma satisfatória para a conclusão do trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Turismopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Agronomia Eliseu Macielpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Luciara Bilhalva


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