Mostrar el registro sencillo del ítem
Gestão, qualidade e premiação: o prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar numa escola pública municipal
dc.creator | Anadon, Susane Barreto | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T17:20:26Z | |
dc.date.available | 2020-05-12 | |
dc.date.available | 2020-05-13T17:20:26Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | ANADON, Susane Barreto. Gestão, qualidade e premiação: o prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar numa escola pública municipal. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5338 | |
dc.description.abstract | This thesis discusses the education reform in the period between 1990’s and the first decade of the new century, which can be characterized as a reform strongly influenced by international agencies. This reform has been restructuring educational system, including policies of enrollment expansion and diversification of education, in order to improve school achievement, teaching, and learning quality. In that context, school and educational management have been evoked for a new school assessment culture, understood as a strong capacity of inducting education quality, based on an educational managerialism, performative and meritocratic, and promoting accountability and self-administration for controlling high stakes and standardized outcomes. Productivity in schools, imposition of priorities, and the homogenization of school practices have substantially threaten the assumptions and the experiments of democratic governance in education. This study researches the National School Management Award related to public education policies, understanding this prize as a device operating for cultural and material school changes. This research, as a qualitative study, analyzes documents – award guidelines for participating, school dossier and proposal – and interviews with teachers and staff. The prize is thought to forge consensus, adherence, and commitment with accountability goals, in order to constitute new actors with new roles to implement educational policies decided in global and national scales. The documental analysis of the Award guidelines and the study of the context in the school – interviews – indicated that the prize, as a discursive device, promotes a regulation of the practices and the schoolwork, corroborating with managerial modes of governance at local levels. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Reforma educativa | pt_BR |
dc.subject | Gerencialismo | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Prêmio de Referência em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Education reform | pt_BR |
dc.subject | Managerialism | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Democratic school governance | pt_BR |
dc.subject | National School Management Award | pt_BR |
dc.title | Gestão, qualidade e premiação: o prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar numa escola pública municipal | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4024330386410932 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação discute a reforma educativa implementada entre os anos de 1990 e anos iniciais do século XXI, caracterizada pela forte influência das orientações internacionais, que vem instaurando um processo de reestruturação do sistema de ensino com forte expansão e diversificação do acesso, na busca de melhorar a garantia da permanência na escola com aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem. Nesse interím, a gestão escolar e educacional foi convocada à instauração de uma cultura avaliativa escolar, entendida nessa conjuntura como forte indutora da qualidade da educação, e de uma política educacional gerencialista, performática e meritocrática, mobilizadora da responsabilização e da auto-responsabilização dos atores sociais quanto à evolução dos índices de desempenho de aprendizagem. A perspectiva produtivista da escola, a imposição de prioridades e as tentativas de homogeneização das práticas escolares têm ameaçado substantivamente os princípios e as experiências da gestão democrática em educação. Este estudo investigou a proposição e a vigência de uma premiação intitulada Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar na relação com as políticas públicas educativas, compreendendo-o como um mecanismo potencializador das mudanças materiais e culturais exigidas da atuação da escola pública para o período histórico atual. A metodologia baseou-se na pesquisa qualitativa adotando a análise documental – documentos oficiais, proposta da escola para participar no prêmio – e entrevistas com docentes e membros da equipe diretiva da escola. O prêmio é inserido nos contextos escolares para forjar o consenso, a adesão, o comprometimento e a responsabilização dos sujeitos acerca dos seus novos papéis e contribuições na implantação das políticas educativas definidas em escala nacional e global. A análise do conteúdo do documento normatizador da premiação conjuntamente com o estudo de um contexto de implementação da mesma apontaram para a avaliação de que tal mecanismo promove a regulação das práticas e dos trabalhos escolares, corroborando com a ampliação das perspectivas do gerencialismo local no campo da educação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ||
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ANADON, Susane Barreto. Gestão, qualidade e premiação: o prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar numa escola pública municipal. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hypolito, Álvaro Luiz Moreira |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.