Mostrar registro simples

dc.creatorAnadon, Susane Barreto
dc.date.accessioned2020-05-13T17:20:26Z
dc.date.available2020-05-12
dc.date.available2020-05-13T17:20:26Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationANADON, Susane Barreto. Gestão, qualidade e premiação: o prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar numa escola pública municipal. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5338
dc.description.abstractThis thesis discusses the education reform in the period between 1990’s and the first decade of the new century, which can be characterized as a reform strongly influenced by international agencies. This reform has been restructuring educational system, including policies of enrollment expansion and diversification of education, in order to improve school achievement, teaching, and learning quality. In that context, school and educational management have been evoked for a new school assessment culture, understood as a strong capacity of inducting education quality, based on an educational managerialism, performative and meritocratic, and promoting accountability and self-administration for controlling high stakes and standardized outcomes. Productivity in schools, imposition of priorities, and the homogenization of school practices have substantially threaten the assumptions and the experiments of democratic governance in education. This study researches the National School Management Award related to public education policies, understanding this prize as a device operating for cultural and material school changes. This research, as a qualitative study, analyzes documents – award guidelines for participating, school dossier and proposal – and interviews with teachers and staff. The prize is thought to forge consensus, adherence, and commitment with accountability goals, in order to constitute new actors with new roles to implement educational policies decided in global and national scales. The documental analysis of the Award guidelines and the study of the context in the school – interviews – indicated that the prize, as a discursive device, promotes a regulation of the practices and the schoolwork, corroborating with managerial modes of governance at local levels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectReforma educativapt_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectPrêmio de Referência em Gestão Escolarpt_BR
dc.subjectEducation reformpt_BR
dc.subjectManagerialismpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectDemocratic school governancept_BR
dc.subjectNational School Management Awardpt_BR
dc.titleGestão, qualidade e premiação: o prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar numa escola pública municipalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4024330386410932pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discute a reforma educativa implementada entre os anos de 1990 e anos iniciais do século XXI, caracterizada pela forte influência das orientações internacionais, que vem instaurando um processo de reestruturação do sistema de ensino com forte expansão e diversificação do acesso, na busca de melhorar a garantia da permanência na escola com aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem. Nesse interím, a gestão escolar e educacional foi convocada à instauração de uma cultura avaliativa escolar, entendida nessa conjuntura como forte indutora da qualidade da educação, e de uma política educacional gerencialista, performática e meritocrática, mobilizadora da responsabilização e da auto-responsabilização dos atores sociais quanto à evolução dos índices de desempenho de aprendizagem. A perspectiva produtivista da escola, a imposição de prioridades e as tentativas de homogeneização das práticas escolares têm ameaçado substantivamente os princípios e as experiências da gestão democrática em educação. Este estudo investigou a proposição e a vigência de uma premiação intitulada Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar na relação com as políticas públicas educativas, compreendendo-o como um mecanismo potencializador das mudanças materiais e culturais exigidas da atuação da escola pública para o período histórico atual. A metodologia baseou-se na pesquisa qualitativa adotando a análise documental – documentos oficiais, proposta da escola para participar no prêmio – e entrevistas com docentes e membros da equipe diretiva da escola. O prêmio é inserido nos contextos escolares para forjar o consenso, a adesão, o comprometimento e a responsabilização dos sujeitos acerca dos seus novos papéis e contribuições na implantação das políticas educativas definidas em escala nacional e global. A análise do conteúdo do documento normatizador da premiação conjuntamente com o estudo de um contexto de implementação da mesma apontaram para a avaliação de que tal mecanismo promove a regulação das práticas e dos trabalhos escolares, corroborando com a ampliação das perspectivas do gerencialismo local no campo da educação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpq
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANADON, Susane Barreto. Gestão, qualidade e premiação: o prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar numa escola pública municipal. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Luiz Moreira


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples